A Interação Biopsicossocial no Processo de Somatização: Interface com a Saúde Pública / Biopsychosocial Interaction in the Somatization Process: Interface with Public Health

Autores

  • Luzineide de Sousa dos Santos Vieira CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO (UNILEÃO), UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) https://orcid.org/0000-0002-3949-1711
  • Moema Alves Macêdo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1665

Palavras-chave:

somatização, padrões explicativos, aspectos biopsicossociais, sintomatologia somática, saúde pública.

Resumo

O presente trabalho investigou a relação que se estabelece entre o somático, o emocional e o social no processo de somatização, no contexto da saúde pública, mediante uma pesquisa bibliográfica, utilizando como referencial teórico básico os atuais estudos da Psicossomática. Em pauta: o conceito de somatização e suas controvérsias; os padrões explicativos; os mecanismos de formação de sintomas somáticos e os fatores de risco da somatização, com ênfase naqueles relacionados ao sistema de saúde. A somatização pressupõe uma relação recíproca e concomitante, de caráter multicausal, multidimensional e integral entre os aspectos biopsicossociais, sendo o conflito, a tensão e os padrões explicativos do paciente, fatores fundamentais nesse contexto. Admitindo como objeto de atenção somente os aspectos orgânicos, profissionais de saúde favorecem à cronicidade desse problema, comprometendo a vida funcional do paciente. Este trabalho sistematiza pressupostos, acrescenta novas reflexões e sinaliza à construção de práticas mais adequadas no cuidado aos pacientes somatizadores no contexto da saúde pública.

 


 

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Biografia do Autor

Luzineide de Sousa dos Santos Vieira, CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO (UNILEÃO), UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

GRADUADA EM PSICOLOGIA (UNILEÃO), EM LETRAS (UVA), ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR (UNILEÃO), SAÚDE MENTAL (UNILEÃO) E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE-EDUCAÇÃO (URCA). DOCENTE EFETIVA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, PSICÓLOGA NA CLÍNICA DE TRATAMENTOS INTEGRADOS (CLINITI CARIRI), FORMAÇÕES NAS ÁREAS DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO; PROFESSORA CONVIDADA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO, MINISTROU A DISCIPLINA "PSICOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO", NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO; PARTICIPAÇÃO, COMO CONGRECISTA, NO CONGRESSO DE NEUROLOGIA DO CARIRI, PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E EVENTOS NAS ÁREAS DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO. MINISTROU PALESTRAS E CURSOS, TRABALHO VOLUNTÁRIO COMO PSICÓLOGA E PRECEPTORA DE ESTÁGIO NA ASSOCIAÇÃO LUCAS DANTAS (CASA DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER).

 

Moema Alves Macêdo, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos