Política Educacional do PROJOVEM Urbano: Uma Revisão Bibliográfica em Relação à Invisibilidade Social / Urban PROJOVEM's Educational Policy: A Bibliographic Review Concerning the Social Invisibility

Autores

  • Cláudio Alencar Universidade Federal de Pernambuco
  • Murilo Campos Rocha Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1655

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Projovem Urbano, Invisibilidade Social

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo de discutir e analisar sobre o programa Projovem Urbano, refletindo sobre as questões do preconceito e da invisibilidade social através da metodologia de classe qualitativa, sendo constituída a partir de uma pesquisa e revisão bibliográfica que subsidiou a coleta de dados primários, a partir de livros, revistas, sites e outros tipos. Fazendo uma análise textual sobre os principais pontos a serem abordados deste a estrutura do Programa Projovem até as Políticas Públicas que envolvem os direitos da educação e da cidadania. Demonstrando a ligação da Politica Pública Educacional com o Projovem Urbano na dinâmica do seu público-alvo na questão da invisibilidade social.

 

 

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

1 Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Universidade Federal de Pernambuco, Brasil  (UFPE).

E-mail: [email protected]

Murilo Campos Rocha Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Mestrando em Administração e Desenvolvimento Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  - UFRPE.

E-mail: [email protected]


Referências

ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil; OLIVEIRA, Edna Castro de. Composição social e percursos escolares dos sujeitos do PROJOVEM: novos/velhos desafios para o campo da educação de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 73-89, nov. 2009.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Artigo 205 e 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2016.

GACHET, Samuel. Invisibilidade Social outra forma de preconceito. Disponível em: <http://www.overmundo. com.br/overblog/invisibilidade-social-outra-forma-de-preconceito.> Acesso: 25 de janeiro de 2019.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (2005). PROJOVEM Urbano. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/programas/programas-suplementares/ps-educacao-jovens-e-adultos/ps-projovem-urbano> Acesso: 20 de janeiro de 2019.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, DF: MEC/SEB, 2007

LAKATOS. Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PINZANI, Alessandro / LEÃO, Walquiria. Módulo I – Pobreza e Cidadania. Especialização de Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 2015

PINSKY, Jaime. Resenha História da Cidadania. São Paulo, Ed. Contexto, 2003. Disponível em: . Acesso: 20 de janeiro de 2019.

RUMMERT, S. M. A modernização conservadora como marca da educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil. In: RUMMERT, Sonia Maria Rummert; CANÁRIO, Rui; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Políticas de formação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009, v. 1, p. 213-232

SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (2005). PROJOVEM Urbano. Disponível em: <http://www.secretariadegoverno.gov.br/iniciativas/juventude/secretaria-nacional-de-juventude/historico> Acesso: 20 de janeiro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigo de Revisão