Sexo, Sexualidade e Gênero: Memória e Efeitos de Sentido em Documentos Educacionais / Sex, Sexuality and Gender: Memory and Effects of Sense in Educational Documents

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1651

Palavras-chave:

análise de discurso, memória discursiva, efeitos de sentido, documentos educacionais

Resumo

Neste trabalho, analisamos, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa, de base pecheutiana, o funcionamento discursivo de documentos educacionais brasileiros, aprovados após o processo de redemocratização do país e anteriores ao Plano Nacional de Educação. Trata-se, mais especificamente, de verificar se esses documentos abordam questões relacionadas ao gênero e à sexualidade e, caso haja a presença desses termos, verificar, ainda, como eles funcionam nos textos analisados. Para tanto, selecionamos como corpus trechos de documentos que tratam de questões relacionadas à educação e aprovados entre 1996 e 2013. As análises mostraram que o campo educacional passa por constantes mudanças em relação ao tratamento/discussão de temáticas como gênero e sexualidade, desde o início da redemocratização do país, o que implica em uma flutuação nos sentidos de gênero e de sexualidade.

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Biografia do Autor

Amanda Vanele Prates Domingues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - Linguística

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGLin/PPGMLS/UESB. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado e doutorado em Linguística pela mesma instituição. E-mail: [email protected].

 

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Publicado

2019-02-27

Edição

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Artigos