A Prática Pedagógica das Professoras da Educação Infantil: Um Estudo de Caso em classes Regulares com Crianças com a Síndrome de Down / The Pedagogical Practice of Teachers of Infant Education: A Case Study in Regular Classes with Children with Down's Syndrome

Autores

  • Gláucia da Conceição de Almeida Universidad Interamericana, Assunção – Paraguai. http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Andréa Basílio de Matos Fraga Universidad Interamericana, Paraguai.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1647

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Formação de Professores, Educação inclusiva

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo “Analisar a prática pedagógica utilizada pelas professoras do Colégio X, do bairro do Garcia da cidade de Salvador – Bahia, Brasil que trabalham com crianças com a síndrome de Down e crianças tidas como normais em uma mesma classe”. O Colégio X recebe com frequência e em quantidade elevada crianças com necessidades educacionais especiais, em particular com a síndrome de Down. Esta pesquisadora tem observado que os professores não recebem formação específica para trabalhar com as adversidades em uma mesma sala de aula. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e indutiva. Do universo a ser pesquisado extraiu-se uma amostra de 19 professoras, que representa 63% do universo. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, composto de 10 perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se a pesquisa com as professoras do Colégio X, que a prática pedagógica delas tem sido muito boa, que são pessoas de boa formação acadêmica, com pouco tempo no exercício da docência, pessoas jovens que vivem capacitando-se para um melhor exercício na profissão. Pode-se observar ainda que as crianças que estudam com estas professoras encontram-se num nível de desempenho muito bom, afirmando assim a competência profissional das referidas professoras.

 


 

 

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Biografia do Autor

Gláucia da Conceição de Almeida, Universidad Interamericana, Assunção – Paraguai.

1 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana, Assunção – Paraguai. [email protected].

Andréa Basílio de Matos Fraga, Universidad Interamericana, Paraguai.

2 Mestrado em Ciências da Educação pelo Universidad Interamericana, Paraguai. Professora da Escola Pan-Americana da Bahia  Brasil.



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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Relato de Caso