A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education

Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Lima

Resumo


A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem.

 



Palavras-chave


Meio Ambiente, Entrevista e Ensino

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1646

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