A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education

Autores

  • Elaine Cristina da Silva Viana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Geraldo Martins de Oliveira Júnior Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral Faculdade Estácio, Recife – PE
  • Stevens Emanuel Cecílio Sobral Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Otoniel Moreira Leite Lima Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1646

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Entrevista e Ensino

Resumo

A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem.

 


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Biografia do Autor

Elaine Cristina da Silva Viana, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

1 Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Salgueiro – PE.

[email protected]

Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

2 Graduação em Ciências biológicas. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Salgueiro – PE.

Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Faculdade Estácio, Recife – PE

3 Graduação em Enfermagem. Faculdade Estácio, Recife – PE.

Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Centro Universitário Maurício de Nassau

4 Farmacêutico pela Uninassau. Contato: [email protected];

Otoniel Moreira Leite Lima, Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas

5 Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas. Docente da Prefeitura Municipal de Juazeiro do [email protected].

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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos