Uma análise semântica: Sentidos de Zumbi dos Palmares em cordéis nordestinos / A semantic Analysis: The Meanings of Zumbi dos Palmares in the Northeastern Cordel Literature

Autores

  • Sheila Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Jorge Viana Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1642

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento, Zumbi dos Palmares, Cordel

Resumo

Este artigo vincula-se a uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde estudamos sentido(s) da palavra Zumbi dos Palmares em cordéis. Esta pesquisa pertence a um projeto maior, Sentidos de liberdade e escravidão no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Viana (UESB/PPGLin). Tomando por base a Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2011), objetivamos, analisar um excerto do cordel Zumbi dos Palmares, (PAIXÃO, 2007), observando sentidos do nome Zumbi nessa materialidade. Considerando enunciados do cordel selecionados com o critério de apresentar a expressão Zumbi dos Palmares, examinamos o corpus, para, através da elaboração de um Domínio Semântico de Determinação (cf. GUIMARÃES, 2011), descrever sentidos de Zumbi dos Palmares, construídos pela natureza artístico-histórica do cordel, os quais, como demonstram os dados, tendem a veicular o personagem histórico Zumbi, como um rei de quilombolas que lutou contra a escravidão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mestranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras Vernáculas pela UESB. Especialista em Teoria e método do Ensino de Língua Portuguesa pela UESB. Email: [email protected]

 

Jorge Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

[2] Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado: Unicamp. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB – Projeto PPP0014/2016) Email: [email protected].


Referências

GUIMARÃES, E. Os limites do sentido. Campinas: Pontes, 2002. Edição original: 1995.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Editora pontes, 2002.

GUIMARÃES, E. A Enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 1, n. 51, p. 49-68, jan./jun. 2009.

GUIMARÃES, E. Análise de texto – procedimentos, análise, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

MOURA, Clóvis. Dicionário da Escravidão Negra No Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paula, 2004.

PAIXÃO, F. Zumbi dos Palmares. Fortaleza: Tupynanquim Editora, 2007

SCISÍNIO, Alaôr Eduardo. Dicionário da Escravidão. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1997.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos