Uma análise semântica: Sentidos de Zumbi dos Palmares em cordéis nordestinos / A semantic Analysis: The Meanings of Zumbi dos Palmares in the Northeastern Cordel Literature
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1642Palavras-chave:
Semântica do Acontecimento, Zumbi dos Palmares, CordelResumo
Este artigo vincula-se a uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde estudamos sentido(s) da palavra Zumbi dos Palmares em cordéis. Esta pesquisa pertence a um projeto maior, Sentidos de liberdade e escravidão no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Viana (UESB/PPGLin). Tomando por base a Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2011), objetivamos, analisar um excerto do cordel Zumbi dos Palmares, (PAIXÃO, 2007), observando sentidos do nome Zumbi nessa materialidade. Considerando enunciados do cordel selecionados com o critério de apresentar a expressão Zumbi dos Palmares, examinamos o corpus, para, através da elaboração de um Domínio Semântico de Determinação (cf. GUIMARÃES, 2011), descrever sentidos de Zumbi dos Palmares, construídos pela natureza artístico-histórica do cordel, os quais, como demonstram os dados, tendem a veicular o personagem histórico Zumbi, como um rei de quilombolas que lutou contra a escravidão.
Downloads
Referências
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido. Campinas: Pontes, 2002. Edição original: 1995.
GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Editora pontes, 2002.
GUIMARÃES, E. A Enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 1, n. 51, p. 49-68, jan./jun. 2009.
GUIMARÃES, E. Análise de texto – procedimentos, análise, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.
MOURA, Clóvis. Dicionário da Escravidão Negra No Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paula, 2004.
PAIXÃO, F. Zumbi dos Palmares. Fortaleza: Tupynanquim Editora, 2007
SCISÍNIO, Alaôr Eduardo. Dicionário da Escravidão. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.