Marketing Digital: A Utilização Das Mídias Sociais como um Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE / Digital Marketing: The use of Social Media as a Communication Tool in the Fashion Retail Market in Barbalha, Ceará

Autores

  • Piedley Macedo Saraiva Faculdade Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1638

Palavras-chave:

Marketing Digital, Mídias Sociais, Estratégias

Resumo

As empresas têm se aproveitado das ferramentas digitais como uma maneira de criar vínculo, estabelecer comunicação e interação de maneira direta e rápida na mensagem compartilhada com o público de interesse. O progresso das tecnologias proporcionou inúmeras maneiras de se estabelecer um espaço de diálogo e as organizações estão aprendendo sobre essas tendências e sobre as possibilidades de explorar o que as novas mídias de relacionamento prometem. Assim, este trabalho tem como tema o marketing digital, e apresenta como objeto de estudo, a utilização das mídias sociais como um canal de comunicação no varejo de moda de Barbalha-Ce. O modelo de pesquisa utilizada foi exploratório e descritiva, se utilizando ainda de um estudo de caso. Para isso, foi utilizado como instrumento para coleta de dados, entrevista estruturada com os proprietários das empresas estudadas e questionários aplicado a clientes e prospect (possíveis clientes). Quanto a análise dos dados apresentados nas entrevistas, foi percebido que a utilização do marketing digital feitos pelas empresas através das redes sociais é bastante intensa, de modo que cada um dos empreendimentos possui características reservadas de como alcançar os clientes, usufruem também essas mídias sociais para além da divulgação e captar novos clientes, obter uma possível fidelização dos mesmos.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piedley Macedo Saraiva, Faculdade Paraíso

[1] Mestre em administração de empresa pela Unisal (Universidade de San Lourenço), mestrando em desenvolvimento regional pela UFCA, professor titular da disciplina de empreendedorismo da Faculdade Paraíso. [email protected]

Referências

COSTA, Gilberto Cézar Gutierrez. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. 20º edição: Curitiba: Ipbex, 2007.

ESTRAUS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. 6ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

FACCHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia. São Paulo, SP: Saraiva, 2003.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1986.

GRAHAM, J. Hooley et al. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. 3ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Disponível em: , Acesso em: 20.04.2014.

INSTAGRAM. Os segredos do Instagram: Como usar o Instagram para alcança sucesso na vida e nos negócios – Disponível em: . Acesso em: 12/06/2014.

IPECE. Perfil Básico Municipal 2011. Disponível em: . Acesso em: 18.06.2014.

KOTLER, Philp. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12ª edição.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

LEMOS, Carla Manuela de. Marketing Digital como Ferramenta de Diferenciação: Um Estudo de Caso no Curso de Administração da FAVIP – Caruaru – PE. Caruaru: FAVIP, 2011.

LIMA, Renan Vieira. Marketing Digital em Redes Sociais para Pequenas Empresas. São Paulo: Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, 2011.

OGDEN, James R; Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

OLIVEIRA, Renarth Bustamante de; LUCENA, Wellington Machado. O Uso da Internet e das Mídias Digitais como Ferramentas de Estratégias de Marketing, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROSSI, Felipe. As Mídias Sociais: Um Estudo Comparativo de Casos sobre a Utilização do Facebook nas Empresas. Capivari, SP: FACECAP, 2012.

SOUZA, Bruno de. Marketing Digital 2.0: Como Sair na Frente da Concorrência. Disponível em: . Acesso em: 12/06/2014.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Comércio Eletrônico. Rio de Janeiro: Senac, 2001.

TORRES, Cláudio. Marketing na Internet para Pequenas Empresas. 2010. Disponível em: < www.claudiotorres.com.br>. Acesso em: 06 de Julho de 2014.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos