Câncer de Mama X Diagnóstico / Breast Cancer X Diagnosis

Nicole Blanco Bernardes, Ana Cristina Fonseca de Sá, Larissa de Souza Facioli, Maria Luzia Ferreira, Odila Rigolim de Sá, Raissa de Moura Costa

Resumo


Os principais métodos de diagnóstico da doença são a mamografia e o exame clínico, além de outros como ultrassonografia, ressonância, exames de sangue, raio-X, cintilografia, biópsia, exames citopatológico e histopatológico e exames de BRCA1 e BRCA2, porém, mesmo com todos esses métodos de diagnóstico, o principal desafio ainda está em se ter um diagnóstico precoce da doença, algo que só seria resolvido com um maior investimento na saúde pública, visando uma maior acessibilidade aos métodos de prevenção e maior informação das mulheres sobre o câncer de mama, pois a maioria dos casos é diagnosticado tardiamente dificultando as chances de sobrevida das pacientes.

Este estudo refere-se a uma revisão integrativa sobre neoplasia de mama, que visa à análise de estudos relevantes para a síntese do conhecimento sobre o assunto constatando as falhas que devem ser reparadas com a realização de novos estudos.


Palavras-chave


diagnostico,câncer,exame,mama.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Vivian Mae Schmidt Lima. As práticas preventivas para o câncer de mama, do colo útero e da próstata em municípios do estado de São Paulo, Brasil: um olhar sobre a equidade. 2010. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.

- ASSIS, M; RAMOS, D.N; TOMAZELI, J.G. Detecção precoce do câncer de mama no Brasil: Um olhar a partir dos exames realizados no SUS. Rio de Janeiro; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; 2014. ilus, graf.

- BARBOSA, I.R; COSTA, I.C.C; PÉREZ, M.M.B; SOUZA, D.L.B. Mortalidade por câncer de mama nos estados do nordeste do Brasil: Tendências atuais e projeções até 2030. Revista Ciência Plural. 2015; 1(1): 4-14.

- BARRETO, A.S.B; MENDES, M.F.M; THULER, L.C.S. Avaliação de uma estratégia para ampliar a adesão ao rastreamento do câncer de mama no Nordeste brasileiro. Revista Brasileira Ginecol obstet. 2012. 34(2): 86-91.

- CAVALCANTI, L.P.G; SIMÕES, P.S.F; SILVA, M.R.R; GALDINO, P.N.R. Assistência em Mastologia em uma Unidade de Referência do Sistema Único de Saúde no Ceará, Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia. 2012; 58(4): 603-609.

- FERNANDES, Bianca Vieira. Alterações funcionais após tratamento cirúrgico para o câncer de mama. Porto Alegre; s.n; 2016. 14p.

- HÖFELMANN, D.A; ANJOS, J.C. Auto avaliação de saúde e câncer de mama em mulheres de cidade do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia. 2012. 58(2): 209-222.

- Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Detecção precoce do câncer de mama. 2011. Rio de Janeiro; INCA.

- Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Rastreamento organizado do câncer de mama: a experiência de Curitiba e a parceria com o Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2011.24p.

- Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil. 2011. Rio de Janeiro; INCA.

- Instituto Nacional de Câncer (Brasil). SISMAMA: informação para o avanço das ações de controle do câncer de mama no Brasil. 2010. Rio de Janeiro; INCA. 8p.

- Instituto Nacional de Câncer (Brasil); Ministério da Saúde (Brasil). Controle do câncer de mama: documento de consenso. Revista Brasileira Cancerologia; 2004. 50(2): 77-90.

- JACOMÉ, E.M; SILVA, R.M; GONÇALVES, M.L.C; COLLARES, P.M.C; BARBOSA, I.L. Detecção do câncer de mama: conhecimento e prática dos médicos e enfermeiros da estratégia saúde da família de Mossoró, RN, Brasil. Revista Brasileira Cancerologia. 2011. 57(2): 189-198.

- OLIVEIRA, A.C. A experiência da unidade de diagnóstico mamário do Hospital Clementino Fraga Filho – UFRJ. 2011.

- RAMALHO, Ana. O câncer de mama no Brasil: situação epidemiológica e rastreamento. 2009. Rio de Janeiro.

- RUBIN, B.A; STEIN, A.T; ZELMANOWICZ, A.M; ROSA, D.D. Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de mulheres sobreviventes de câncer de mama do Sul do Brasil. Revista Brasileira Cancerologia. 2010. 56(3): 303-309.

- TAVARES, T.R.P; ANDRADE, F.B; DANTAS, D.K.F; LUDOVICO, M.R.L; ARAÚJO, D.V. Avaliação de indicadores para câncer de mama no período de 2009 a 2013. Revista Ciência Plural. 2016;2(1):30-41.

- TORRES, Luiz Gustavo Lombardo. Neoplasia de mama em mulheres com 70 ou mais anos tratadas em hospital de referência do Rio de Janeiro: Características epidemiológicas, clínicas e análise de sobrevida. 2008. Rio de Janeiro. 55p.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1636

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: