Teoria do Foco Regulatório: um Estudo Bibliométrico do Estado Atual da Produção Brasileira e da Relação com a Teoria dos Prospectos / Regulatory Focus Theory: a Bibliometric Study of the Current State of Brazilian Production and the Relationship with Prospect Theory

Autores

  • Giana Lucca Kroth Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1634

Palavras-chave:

Foco Regulatório, Teoria dos Prospectos, Processo Decisório,

Resumo

A teoria dos prospectos trouxe muitos avanços para o entendimento do processo decisório, porém, ela assume que todas as pessoas se comportam da mesma maneira e minimiza os efeitos do sistema motivacional dos indivíduos (AINSLIE, 2016). E é neste ponto que a teoria do foco regulatório (HIGGINS, 1997) tem muito a contribuir. Segundo a teoria, existem diferentes formas de buscar sucesso/ganho e o evitar o fracasso/perda, e diferentes estratégias são utilizadas para tal. Indivíduos sob o foco de prevenção utilizam estratégias vigilantes, buscando a manutenção do status quo (não-perda), e indivíduos sob o foco de promoção utilizam estratégias agressivas, buscando o avanço do status quo (ganho). Neste contexto, o artigo apresenta um estudo bibliométrico com dois objetivos: verificar o estado atual da produção brasileira sobre a teoria do foco regulatório e estudar as relações entre as teorias do foco regulatório e dos prospectos, procurando evidências de como o cognitivo e o comportamental se complementam. Com relação ao primeiro objetivo, constata-se que os estudos brasileiros são todos muito recentes, da área de marketing e relacionados com a teoria do ajuste regulatório, deixando muito espaço para novas pesquisas. Com relação ao segundo objetivo, observa-se que, apesar de serem poucos, os estudos que fazem relação entre as teorias foram todos encontrados em periódicos internacionais e demonstram que a teoria do foco regulatório se mostra muito promissora quando associada à teoria dos prospectos, provando “ter uma contribuição muito importante na tomada de decisão de risco” (HIGGINS; CORNWELL, 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana Lucca Kroth, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor Associado II do Departamento de Ciências Administrativas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

AINSLIE, G. The Cardinal Anomalies that Led to Behavioral Economics: Cognitive or Motivational? Managerial and Decision Economics, v.37, p.261–273, 2016. http://doi.org/10.1002/mde.2715

COSTA, M.F.; FARIAS, S.A. O Papel Moderador do Foco Regulatório nos Efeitos do Esgotamento do Ego: Um Estudo com as Decisões de Consumo por Impulso. In Anais: XL Encontro da ENANPAD. Costa do Sauípe, 2016.

GUEDES, V.L.S. A Bibliometria e a Gestão da Informação e do Conhecimento Científico e Tecnológico: uma revisão da literatura. PontodeAcesso, v. 6, n. 2 , p. 74-109, 2012.

HALAMISH, V.; LIBERMAN, N.; HIGGINS, E. T.; IDSON, L. C. Regulatory focus effects on discounting over uncertainty for losses vs. gains. Journal of Economic Psychology, v. 29, n.5, p.654–666, 2008. http://doi.org/10.1016/j.joep.2007.09.002

HIGGINS, E. T. Self-discrepancy: a theory relating self and affect. Psychological Review, v.94, n.3, p.319–340, 1987. http://doi.org/10.1037/0033-295X.94.3.319

HIGGINS, E. T. Beyond pleasure and pain. American Psychologist, v.52, p.1280–1300, 1997.

HIGGINS, E. T. 2005. Value from regulatory fit. Current Directions in Psychological Science, v.14, n.4, p.209–213, 2005.

HIGGINS, E. T.; CORNWELL, J. F. M. Securing foundations and advancing frontiers: Prevention and promotion effects on judgment & decision making. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v.136, p.56–67, 2016. http://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.04.005

JONKERS, K. DERRICK, G. E. The Bibliometric Bandwagon: Characteristics of Bibliometric Articles Outside the Field Literature. Journal of The American Society for Information Science and Technology, v.63, n.4, p.829–836, 2012.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica, v.47,p. 263–291, 1979.

KLUGER, A. N.; STEPHAN, E.; GANZACH, Y.; HERSHKOVITZ, M. The effect of regulatory focus on the shape of probability-weighting function: Evidence from a cross-modality matching method. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v.95, n.1, p.20–39, 2004. http://doi.org/10.1016/j.obhdp.2004.05.003

LIBERMAN, N.; IDSON, L. C.; HIGGINS, E. T. Predicting the intensity of losses vs. non-gains and non-losses vs. gains in judging fairness and value: A test of the loss aversion explanation. Journal of Experimental Social Psychology, v.41, n.5, p.527–534, 2005. http://doi.org/10.1016/j.jesp.2004.06.007

LIMA, L. I. Understanding Consumers’ Decision-Making in Loyalty Programs with Regulatory Focus Theory. IV Encontro de Marketing da ANPAD. In: Anais, Florianópolis, 2010.

LIMA, L. I.; STEINER NETO, P. J. S. A compreensão das regras de participação em programas de fidelidade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.15, n.49, p.489–503, 2013. http://doi.org/10.7819/rbgn.v15i49.1410

LIMA, L. I.; STEINER Neto, P. J. Compreensão das Regras de Programas de Lealdade: o Impacto do Foco Regulatório e o Tipo de Premiação. V EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, In: Anais, Curitiba, 2012.

MANTOVANI, D.; ANDRADE, E.B.; PRADO, E.H.B. Goal (Non)attainment and Consumer Preference through Changes in Regulatory Focus. VII Encontro de Marketing da ANPAD. In Anais, Belo Horizonte. 2016.

MANTOVANI, D.; BARBOZA, M. M.; VIACAVA, J. J. C.; PRADO, P. H. M. Quando Forças Opostas Aumentam a Intenção de Compra? Foco Motivacional e Mensagens de Comunicação. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, 2ª Edição Especial, art. 4, pp. 178-196, Agosto, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151579.

MANTOVANI, D.; KORELO, J.C.; PRADO, P.H.M. Como Você Fez sua Escolha? O Papel do Foco Motivacional sobre a Tendência a Inovar. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 2, art. 1, pp. 179-199, Mar./Abr. 2012.

MANTOVANI, D.; TAZIMA, D.I. Arte visual e foco regulatório na avaliação dos consumidores. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, p. 152-165, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020160203

MANTOVANI, D.; TAZIMA, D.I.; ULGUIM, L. Art Infusion in Advertising: The Effect of Visual Art and Regulatory Fit Messages on Consumer Evaluations. XXXIX Encontro da ANPAD. In Anais, Belo Horizonte. 2015.

PÁDUA JÚNIOR, F. P.; STEINER NETO, P. J.; SILVA FILHO, E. M.; OLIVEIRA, M. G. A Influência da autorregulação nas heurísticas e vieses utilizados no processo de tomada de decisão, Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 13, n. 3, p. 414-433, Set-Dez, 2014.

PRADO, P.H.M.; KORELO, J.C.; SILVA, D.M.L.; RIBEIRO, E.B.S. Autorregulação no processo de decisão: impacto dos objetivos de escolha sobre a inovatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n.38, p.80-98, 2011.

SACCHI, S.; STANCA, L. Asymmetric Perception of Gains versus Non-losses and Losses versus Non-gains: The Causal Role of Regulatory Focus. Journal of Behavioral Decision Making, v.27, p.48–56, 2014. http://doi.org/10.1002/bdm.1786

SANDES, F.S.; URDAN, A.T. Impactos sobre o Consumidor e Gerenciamento pela Empresa do Boca a Boca Gerado na Internet: Investigações Exploratória e Experimental. In Anais XXXIV EnANPAD, Rio de Janeiro, 2010.

SCHOLER, A. A.; ZOU, X.; FUJITA, K.; STROESSNER, S. J.; HIGGINS, E. T. When riskseeking becomes a motivational necessity. Journal of Personality and Social Psychology, v.99, p.215–231, 2010.

SEKSCINSKA, K.; MAISON, D.A.; TRZCINSKA, A. How People’s Motivational System and Situational Motivation Influence Their Risky Financial Choices. Frontiers in Psychology, v.7, p.1360, 2016. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01360

TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Advances in prospect theory: Cumulative representation of uncertainty. Journal of Risk and Uncertainty, v. 5, p. 297–323, 1992.

VIEIRA, V. A.; AYROSA, E. A. T. Foco regulatório e Consumo de Bebida: reduzindo a Intenção de beber e Dirigir. Revista de Administração de Empresas, v.55, n.6, p.616–631, 2015. http://doi.org/10.1590/S0034-759020150602

VIEIRA, V. A.; AYROSA, E. A. T. O Efeito Moderador do Foco Regulatório nas Campanhas Contra o Álcool: Minimizando a Intenção de Beber e Dirigir. In XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/ RJ, 2012.

VIEIRA, V. A., CITERO, D. B., PEREIRA, F. O., BERTHO, G. S.; BUSTUS, K. C. Intenção de beber e dirigir dos consumidores. Caderno de Administração, v.21, n.2, p.19–29, 2013.

ZOU, X.; SCHOLER, A. A.; HIGGINS, E. T. In pursuit of progress: Promotion motivation and risk preference in the domain of gains. Journal of Personality and Social Psychology, v.106, p.183–201, 2014.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos