Teoria do Foco Regulatório: um Estudo Bibliométrico do Estado Atual da Produção Brasileira e da Relação com a Teoria dos Prospectos / Regulatory Focus Theory: a Bibliometric Study of the Current State of Brazilian Production and the Relationship with Prospect Theory

Giana Lucca Kroth, Mauri Leodir Löbler

Resumo


A teoria dos prospectos trouxe muitos avanços para o entendimento do processo decisório, porém, ela assume que todas as pessoas se comportam da mesma maneira e minimiza os efeitos do sistema motivacional dos indivíduos (AINSLIE, 2016). E é neste ponto que a teoria do foco regulatório (HIGGINS, 1997) tem muito a contribuir. Segundo a teoria, existem diferentes formas de buscar sucesso/ganho e o evitar o fracasso/perda, e diferentes estratégias são utilizadas para tal. Indivíduos sob o foco de prevenção utilizam estratégias vigilantes, buscando a manutenção do status quo (não-perda), e indivíduos sob o foco de promoção utilizam estratégias agressivas, buscando o avanço do status quo (ganho). Neste contexto, o artigo apresenta um estudo bibliométrico com dois objetivos: verificar o estado atual da produção brasileira sobre a teoria do foco regulatório e estudar as relações entre as teorias do foco regulatório e dos prospectos, procurando evidências de como o cognitivo e o comportamental se complementam. Com relação ao primeiro objetivo, constata-se que os estudos brasileiros são todos muito recentes, da área de marketing e relacionados com a teoria do ajuste regulatório, deixando muito espaço para novas pesquisas. Com relação ao segundo objetivo, observa-se que, apesar de serem poucos, os estudos que fazem relação entre as teorias foram todos encontrados em periódicos internacionais e demonstram que a teoria do foco regulatório se mostra muito promissora quando associada à teoria dos prospectos, provando “ter uma contribuição muito importante na tomada de decisão de risco” (HIGGINS; CORNWELL, 2016).


Palavras-chave


Foco Regulatório; Teoria dos Prospectos; Processo Decisório;

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1634

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