Genética Vegetal nos Livros de Biologia: Inventário e Análise Qualitativa por Professores de Ensino Médio / Plant Genetics in Biology Textbooks: List of Contents and Qualitative Analysis of Vision of Teachers of High School

Autores

  • Danilo dos Santos Lemos Filho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Antonio Carlos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1633

Palavras-chave:

Livros didáticos. Melhoramento genético vegetal. Ensino em Biologia

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade realizar uma reflexão de como vem sendo tratado assuntos referentes à Genética Vegetal, bem como o Melhoramento Genético Vegetal nos livros didáticos de ensino médio de Biologia. Para a execução do mesmo, foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica para gerar bases durante as análises dos livros didáticos e uma pesquisa de campo, a qual foi submetida por meio de questionários para que professores da rede estadual de ensino médio pudessem emitir suas opiniões sobre aspectos relacionados. Verificou-se que há uma escassez dos conteúdos de Genética Vegetal nos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio, bem como a constatação da preocupação dos professores da rede de ensino Estadual com a ausência de tal tema considerado de grande importância para ser abordado em âmbito escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo dos Santos Lemos Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

1 Doutorando em Genética e Biologia Molecular, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ilhéus, Bahia, Brasil. Autor correspondente: danilolemos_dm@hotmail.com.

 


 

Antonio Carlos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

2 Professor Doutor, Departamento de Ciências Naturais – DCN da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, ancaol1@yahoo.com.br.

Referências

AIRES, J. A. BOER, N; BRANDT, C. F.; FERRARI, N.; GOMES, M. G.; OLIVEIRA, V. L. B.; PAZ, A. M.; PINHEIRO, N. A. M.; SCHEID, N. M. J. Divulgação científica na sala de aula: um estudo sobre a contribuição da revista Ciência Hoje das Crianças. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas... Bauru, SP, 25-29 de novembro de 2003.

AMORIM, M. A. L; TERRAZZAN, E. A. A relação homem-mundo natural nos livros didáticos de ciências. Revista Educação, 23, 1, 45-49, 1998.

ARROYO, G. M. A função social do ensino de ciências. Brasília, v.7, n. 40, p.3-11, out./dez. 1989.

BARBIERI, R.; STUMPF, E. R. T. Origem, evolução e história das rosas cultivadas. Revista Brasileira de Agrociência, v.11, n.3, p.267-271, 2005.

BARBOSA, J. V. B.; PONTE, V. M. R.; OLIVEIRA, M. C.; MOURA, H. J. Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre balanced scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: Lopes, J.; Francisco, J.; Pederneiras, M. (Org.). Educação Contábil: tópicos de ensino e pesquisa. São Paulo: Atlas, v1, p.45-169, 2008.

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático (Apresentação). Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, 2004.

BORÉM, A; MILACH, S.K. O melhoramento de plantas na virada do milênio. Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, n.07, p.68-72, 1999.

BORÉM, A.; MIRANDA, G.V. Melhoramento de plantas. 4.ed. Viçosa: UFV, 2005.

BRAGA, J. L; CALAZANS, M. R. Z. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio – Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura.

FERNANDES, H. L. Um naturalista na sala de aula. Ciência & Ensino. Campinas, Vol. 5, 1998.

FREITAS, D.; SOUZA, M. L. CTS Ensino de Biologia: uma aplicação por meio da abordagem do cotidiano. In: Perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Eds. Aveiro, Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa, p. 5, 2004.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.

JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética - exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivos da Apadec, Maringá, v. 10, n. 2, p. 35-40, 2006.

KRASILCHICK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das Ciências. São Paulo em Perspectiva, n. 14, v. 1, 85-93, 2000.

KRASILCHICK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP; 2004.

LEMOS, M. P. F. O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 171-184, 2006.

MARIANO, C. O. Alimentos Transgênicos – sim ou não? Revista De Ciência & Tecnologia. v. 8, n.18, p. 119-128, 2001.

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289 - 300, maio/ago. 2004.

NUÑEZ, I. B. RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: Um saber necessário ao professor- O caso do ensino de ciências. OEI- Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-12, 2003.

SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercício? Contexto e Educação, v.1, n.1, jul. - dez, p.203-224, 2006.

SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F. Os livros didáticos de biologia do século XX. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2. 1999, Bauru. Atas... Bauru, p. 13, 1999.

SILVA, H. C.; ZIMMERMANN, E; CARNEIRO, M. H. S; GASTAL, M. L. A; CASSIANO, W. S. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

VEASEY, E. A.; PIOTTO, F. A.; NASCIMENTO, W. F.; Rodrigues, J. F.; MEZETTE, T. F.; BORGES, A.; BIGUZZI, F. A.; SANTOS, F. R. C.; SOBIERAJSKI, G. R.; RECCHIA, G. H.; MISTRO, J. C. Processos evolutivos e a origem das plantas cultivadas. Ciência Rural (UFSM; Impresso), v. 41, p. 1218-1228, 2011.

XAVIER, M. C. F; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) Biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos