Episódio Hipotônico Hiporresponsivo: Relato de Caso / Hypotonic-hyporesponsive Episode: A Case Report

Lara Laranjeira Baleeiro Silva, Lorena Sousa Moura Araújo, Maria Iany Braga Brito, Sara Viana Diniz, Maria Auxiliadora Ferreira Brito Almino

Resumo


Episódio Hipotônico Hiporresponsivo (EHH) é normalmente descrito na literatura como um “início súbito de hipotonia e hiporresponsividade, associadas à alteração da coloração da pele (palidez ou cianose), que ocorrem dentro de 48 horas após a vacinação de crianças, sem outras causas que justifiquem sua ocorrência”. O presente estudo relata um caso de Episódio Hipotônico Hiporresponsivo em lactente após primeira aplicação de vacina Penta. O caso envolve um bebê do sexo masculino, brasileiro, com 4 meses de idade, com bom estado geral de saúde, hidratado, corado, nutrido e eupneico. O  lactente apresentou um quadro abrupto de hipotonia generalizada, hiporresponsividade a estímulos e febre, duas horas após a primeira dose da vacina Pentavalente, do Programa Nacional de Imunização. Recebeu alta após 1 hora de observação hospitalar, o que sugere duração de sintomas menor que uma hora. As subnotificações  em alguns casos, não estão de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, que aconselha nestes caos, observação rigorosa até o completo desaparecimento dos sinais e sintomas.

 


 



Palavras-chave


Imunização, Episódio Hipotônico Hiporresponsivo, Vacinação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós- Vacinação. 3ª Edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 250p.

ARAÚJO, R. M. Eventos Adversos Pós-vacinais em Crianças Menores de 6 meses de Vida. Dissertação. Universidade Federal de Sergipe, 2015.

CDC. Adverse Events Disease Control Following Immunization. In: Comunicable Disease Control Manual. 2016.

CUNHA, M. P. L. Vaccine Adverse Events Reported during the First Tem Years (1998-2008) after Introduction in the State of Rondonia, Brazil. BioMed Research International, volume 2013.

CODY, C. L.; BARRAFF, CHERRY, J. D.; MARCY S. M.; MANCLARRK, C.R. Nature and rates of adverse reations associated with DPT and DT immunizatios in infants and children. Pediatrics. 1981; 68(5):650-60.

THE BRIGHTON COLLABOTATION HHE WORKING GROUP HYPOTONIC HYPORESPONSIVE HHE AS NA ADVERSE EVENT FOLLOWING IMMUNIZATION CASE DEFINITION AND GUIDELINES FOR DATA COLLETION ANALYSIS, AND PRESENTATION. Vaccine (2004) 22, 563, 563-568.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1623

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: