Tempo de Leitura e Acurácia na Conversão Grafofonêmica na Relação entre Fluência e Compreensão Leitora / Reading Time and Accuracy in Grafophonic Conversion in the Relationship between Fluency and Reading Comprehension
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1616Palavras-chave:
Acurácia. Fluência. Compreensão. CogniçãoResumo
Sustentado em pressupostos teóricos psicolinguísticos, no tocante ao processamento cognitivo da leitura, inclusive e especialmente por meio dos modelos Botton-up e Top-down e Dupla Rota e, ainda, em estudos de revisão de literatura que tratam da relação entre fluência e compreensão leitora, este estudo objetiva avaliar a relação entre fluência e compreensão leitora. Avaliou-se a fluência leitora por meio do tempo disponibilizado para a leitura oral e pelo critério precisão de conversão grafema-fonema e a compreensão leitora, mediante respostas escritas de questões abertas de compreensão do texto lido. Participam da pesquisa 191 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular do interior da Bahia. Observamos, a partir de dados preliminares, uma correlação forte entre as duas variáveis estudadas, quanto menor o tempo de leitura maior a compreensão leitora e menor a ocorrência de trocas, omissões, repetições, adições e inversões de letras, silabas ou/e palavras na conversão grafofonêmica. Leitores mais fluentes usam, preferencialmente, a rota lexical e o modelo descendente. Leitores menos fluentes utilizam, preferencialmente, a rota fonológica e o modelo ascendente. Ao que parece, a falta de reconhecimento automatizado dos grafemas impõe maior custo de processamento cognitivo, ou seja, o processamento pelas vias fonológica e ascendente parece consumir a gama essencialmente limitada de recursos cognitivos da memória de trabalho, como consequência, restam poucos recursos cognitivos para acesso ao significado.
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