Educação Ambiental para a Sustentabilidade: A Redução do Lixo Orgânico na Comunidade Acadêmica por meio do Processo de Compostagem

Autores

  • Fabiana Correia Bezerra Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Bertheanne Maciel Soares Instituto Superior de Educação de Cajazeiras
  • João Cleber Ferreira Lima Instituto Superior de Educação de Cajazeiras
  • Micheline Braga Lopes Prefeitura Municipal de Santa Helena - PB
  • Edileusa Josefa da Silva Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1603

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação ambiental, Compostagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo disseminar essa iniciativa inserir como uma disciplina optativa na graduação, a forma de reaproveitamento dos resíduos no cultivo de hortaliças, além de uma maior sensibilização da sociedade em prol da natureza e do próprio ser humano através de práticas sustentáveis que visem uma maior contribuição e solidariedade com as próximas gerações. Além disso, a experiência vivida na prática, serão reconhecidas e valorizadas para a construção coletiva do saber no intuito de promover a sua valorização e maior integração às suas famílias e comunidade, o que é de grande importância para a promoção da sustentabilidade efetiva. Apesar de muitas opções para destinação final do lixo gerado pela sociedade. O mais usual é a disposição em aterro, além de uma pequena parcela, por vezes reciclada e reaproveitada como matéria prima para outros tipos de produtos. O que não se observa é que grande parte de alguns resíduos descartados podem ser reciclados por meio da reciclagem orgânica como comida, frutas, folhas entre outros, esse processo é conhecido como compostagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Correia Bezerra, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Vale do Acaraú – UVA. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Contato: [email protected];

Bertheanne Maciel Soares, Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

2 Graduada em Serviço Social (FAFIC) . Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas (FAFIC). Especialização em Docência do Ensino Superior (ISEC). Professora convidada do ISEC. Assistente Social no Cras e NASF do município de Santa Helena. Coordenadora do Creas Regional Polo Triunfo. Contato: [email protected];

João Cleber Ferreira Lima, Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

3 Licenciado em História pela UFPB e, Pedagogia pela UVA, especialização em Docência do Ensino Superior Kurios, Metodologia do Ensino Fundamental ISEC. Professor de Educação Básica I II. Contato:  [email protected];

Micheline Braga Lopes, Prefeitura Municipal de Santa Helena - PB

4 Licenciada em História (UFCG). Especialização em Docência do Ensino Superior (ISEC).Gestora pública de Assistência Social no Município de Santa Helena -PB. Contato: [email protected];

Edileusa Josefa da Silva, Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

5 Licenciatura em Geografia (UFCG). Licenciatura em Educação Física (IFPB). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional (ISEC). Professora do Ensino fundamental e Médio no Estado da Paraíba . Professora aposentada no município de Santa Helena -PB.

Contato: [email protected].

 

Referências

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BOFF, Leonardo. Ethos Mundial: Um consenso Mínimo entre os Humanos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

BUDZIAK, Cristiane R.; MAIA, Claudia M. B. F.; MANGRICH, Antonio S. ransformações químicas da matéria orgânica durante a compostagem de resíduos da indústria madeireira. In: Química Nova. Vol. 27, No. 3, 399-403, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf /qn/v27n3/20165.pdf>. Acesso em: 13 Jan. 2013.

CARVALHO, Sebastião Tomas; GUERRA, Marco Antonio de SL. Resíduos sólidos: compostagem, 2000. Disponível em: <http://www.celsofoelkel.com.br/artigos/outros/10_ Compostagem_Cenibra.pdf>. Acesso em: 13 Jan. 2013.

CAVALCANTI, Clóvis. Política de governo para o desenvolvimento sustentável: uma introdução ao tema e a esta obra coletiva. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997. p. 21-40.

CHACON, Suely Salgueiro. O Sertanejo e o caminho das águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semi-árido. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2007. (Série BNB teses e dissertações, n. 08).

ECKERT, Felipe. Eficiência da compostagem doméstica aplicada no cultivo de hortaliça: rúcula (eruca sativa l.). Foz do Iguaçu - PR, 2011. Monografia de Bacharelado – Curso de Engenharia Ambiental – União Dinâmica de Faculdades Cataratas - Faculdade Dinâmica das Cataratas (UDC). Disponível em: <http://www.udc.edu.br/monografia/monoamb162.pdf>. Acesso em: 13 Jan. 2013.

JACOBI, Pedro. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997. p. 384-390.

LEMOS, José de Jesus Sousa. Mapa da exclusão social no Brasil: radiografia de um país assimetricamente pobre. 2.ed. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.

MATOS, Antonio T. de et al. Compostagem de alguns resíduos orgânicos, utilizando-se águas residuárias da suinocultura como fonte de nitrogênio. In: Revista brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. v.2, n.2, p. 199-203, 1998, Campina Grande/PB, DEAg/UFPB. Disponível em: <http://www.gpqa.ufv.br/Publicacoes/residuossolidos/Compostagem%20de%20alguns%20residuos%20organicos%20%20utilizando%20se%20aguas%20residuarias%20da%20suinocultura%20como%20fonte%20de%20nitrogenio.PDF>. Acesso em: 13 Jan. 2013.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: Abordagens Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOUZA, Nelson Mello e. Educação ambiental: dilemas da prática contemporânea. Rio de Janeiro: Thex Ed.: Universidade Estácio de Sá, 2000.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Edição

Seção

Artigos