Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review

Autores

  • Maria do Socorro Vieira Gadelha Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Ranyelson Lucas Matias Santos Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Eduarda do Nascimento Ferreira Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Diego Oliveira Costa Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Luana Araújo Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Joaquim Iarley Brito Roque Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1601

Palavras-chave:

Bullying, Revisão Sistemática, Infração, Universidade.

Resumo

O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Vieira Gadelha, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC. Mestre e Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Técnicas de Diagnóstico em Patologia Aviária pela Universidade do Chile. É graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão) em Juazeiro do Norte - CE.  Professora efetiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). [email protected];

Joaquim Iarley Brito Roque, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio , Brasil. [email protected];

 

Referências

ALBUQUERQUE, P. P.; WILLIAMS, L. C. A. Homofobia na Escola: Relatos de Universitários sobre as Piores Experiências. Trends in Psychology, v. 23, n. 3, p. 663-676, 2015.

ALBUQUERQUE, P. P.; WILLIAMS, L. C. A. Impact of the worst school experiences in students: A retrospective study on trauma. Paidéia (Ribeirão Preto), v.25, n.62, p. 343-351, 2015.

BEJEROT, S.; EDGAR, J.; HUMBLE, M. B. Poor performance in physical education – a risk factor for bully victimization: A case–control study. Acta Pædiatrica, 100, p. 413–419, 2011.

BIJLEVELD, C.; VAN DER GEEST, V.; HENDRIKS, J. Bullying and (re)offending: Results from three samples in the Netherlands. Criminal Behaviour and Mental Health, v. 21, n. 2, p.145-150, 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988.

ÇELIK, S.; ATAK, H.; ERGUZEN, A. The Effect of Personality on Cyberbullying among University Students in Turkey. Eurasian Journal of Educational Research, n. 49, p. 129-150, 2012.

CHADAGA, A. R.; VILLINES, D.; KRIKORIAN, A. Bullying in the American Graduate Medical Education System: A National Cross-Sectional Survey. Plos One, v. 11, n. 3, p.1-14, 2016.

COWIE, H.; MYERS, C. Bullying amongst University Students in the UK. The International Journal of Emotional Education. v. 6, n.1, p. 66-75, 2014, 2014.

DE WET, C., 2013, ‘Educators’ perspectives on risk factors for learner-on-learner bullying’, Koers – Bulletin for Christian Scholarship, v.78, n.3, 2013.

DONOHUE, M. O. et al. Percepción de bullying en alumnos de sexto año de la escuela de medicina de una universidad pública de Lima 2015. An Fac Med. 2016, v. 77, n.3, p. 231-6, 2016.

ELIZA AHMED, E.; BRAITHWAITE, V. Bullying and victimization: cause for concern for both families and schools. Social Psychology of Education, v.7, p. 35–54, 2004.

FAUCHER, C.; JACKSON, M.; CASSIDY, W. What Parents Can Do to Prevent Cyberbullying:Students’ and Educators’ Perspectives. Soc. Sci. v. 7, 2018.

FARYADI, Q. Cyber bullying and academic performance. International Journal Of Computational Engineering Research. v.1, n.1, 2011, p.27-34, 2011.

GOMES, M. M. O bullying e a responsabilidade civil do estabelecimento do ensino privado. Jus Navigandi, Teresina, 2011.

IGBINEWEKA, V. O.; IGUODALA, W. A.; SUIGWE, A. B. Undergraduate Students’ Infractions and the Administration of Social Justice in Nigerian Universities. Journal of Education and Learning; v. 5, n. 4, p. 181-189, 2016.

JIANG, D.; WALSH, M.; AUGIMERI, L. K. The linkage between childhood bullying behaviour and future offending. Criminal Behaviour and Mental Health, v. 21, n.2, p.128-135, 2011.

LAMPRIDIS, E. Stereotypical Beliefs about Cyber Bullying: An Exploratory Study in terms of Myths. Copyright © 2015 Horizon Research Publishing All rights reserved.

LAWLER, J. P.; MOLLUZZO, J. C. A Comprehensive Survey On Student Perceptions Of Cyberbullying At A Major Metropolitan University. Contemporary Issues In Education Research, v. 8, n. 3, p. 159-170, 2015.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. Porto Alegre, v. 81, n. 5, p. 164-172, 2005.

MEDEIROS, A. V. M. O fenômeno bullying [manuscrito]: (in) definições do termo e suas possibilidades. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, 2012.

MIRANDA, M. I. F. et al. Conduta de acadêmicos de uma universidade da região amazônica frente ao bullying. Enfermagem em Foco, v.3, n.3, p.114-118, 2012.

MOHER, D. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Journal of Clinical Epidemiology, v. 62, n.10, p. 1006-1012, 2009.

MUNOZ, S. et al. Systematic literature review and meta-analysis: basic notions about its design, interpretation and application in health research. In: Brazilian Nursing Communication Symposium, 8, 2002, São Paulo. Proceedings online. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, 2002.

NABUZOKA, D. Teacher Ratings and Peer Nominations of Bullying and Other Behaviour of Children with and Without Learning Difficulties. Educational Psychology, v. 23, n. 3, p.307-321, 2003.

NUNES, T. S.; TOLFO, S. R.. Políticas y prácticas de prevención y combate al acoso moral en una universidad brasileña. Salud trab. (Maracay), v.20, n.1, p.61-73, 2012.

OLWEUS, D. Bullying at school and later criminality: Findings from three Swedish community samples of males. Criminal Behaviour and Mental Health, v. 21, n. 2, p.151-156, 2011.

ORTEGA, M. V.; LOZANO, J. J. M.; TRISTANCHO, S. L. Z. Factores asociados al bullying en instituciones de educación superior. Revista Criminalidad, Bogotá, v. 58, n. 2, p.197-208, 2016.

PAREDES, O. et al. Bullying" en las facultades de medicina colombianas, mito o realidad. Revista Med, v.18, n. 2, p. 161-172, 2010.

PERRY, D. G.; HODGES, E. V. E.; EGAN, S. K. Determinants of chronic victimization by peers, IN: J. Juvonen & S. Graham (eds.), Peer harassment in schools. The plight of the vulnerable and victimized, p. 73–104, 2001.

QAMAR, K.; KHAN, N. S.; KIANI, M. R. B. Factors associated with stress among medical students. J Am Coll Health. v. 65, n. 7, p. 753-755, 2015.

QUEZADA, M. T. P.; NAVARRO, J. C. C.; LÓPEZ, L. A. L.Violencia virtual y acoso escolar entre estudiantes universitarios: el lado oscuro de las redes sociales. Innovación Educativa, v.15, n.68, p. 33-47, 2015.

RAMOS-JIMÉNEZ A, et al. Prevalence of bullying by gender and education, in a city with high violence and migration in Mexico. Rev Panam Salud Publica, 2017.

REÁTIGA, M. E. Los recuerdos del maltrato entre compañeros en la vida escolar. Psicología desde el Caribe. Universidad del Norte, n. 23, p. 132-147, 2009.

RÍOS, O. L. H.; MARTÍNEZ, M. L.; MACKENZIE, S. J. V. El maltrato entre iguales por abuso de poder en el contexto universitario: incidencia, manifestaciones y estrategias de solución. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 11, n. 3,p.793-802, 2011.

RUIZ-RAMÍREZ, R. et al. Manifestaciones del bullying en la Preparatoria Agrícola. Universidad Autónoma de Chapingo, México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.15, n. 2, p. 1149-1163, 2017.

RÍOS, O. L. H; MARTÍNEZ, M. L; MACKENZIE, S. J. V. Bullying in the university context: incidence, manifestations and solving strategies. Univ. Psychol. Bogotá, Colombia, v. 11, n. 3, p. 793-802, 2012.

ROSALVA, R.; ROSARIO, A. Violencia de género en instituciones de educación. Ra Ximhai, El Fuerte, v 12, n. 1, p. 21-32, 2016.

SÁNCHEZ NF, RANKIN S, CALLAHAN E, et al. LGBT trainee and health professional perspectives on academic careers–facilitators and challenges. LGBT Health, v.2, n. 4, p. 346–356, 2015.

SÁNCHEZ, F. C. et al. Prevalence and patterns of traditional bullying victimization and cyber-teasing among college population in Spain. BMC Public Health, n. 16, p.176, 2016.

SILVA, E. N.; ROSA, E. C. S. Professores sabem o que é bullying? Um tema para a formação docente. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.17, n.2, p.329-338, 2013.

SMITH, P. K.; RIGBY, K.; PEPLER. Looking back and looking forward: implications for making interventions work effectively. In P. K. Smith, D. Pepler, & K. Rigby (Eds.), Bullying in schools: How successful can interventions be? (pp. 307-324). New York, NY, US: Cambridge University Press, p. 307-324, 2004.

SWEARER, S. M. et al. What Can Be Done About School Bullying? Educational Researcher, v.39, n.1, p.38-47, 2010.

TOIRKENS-NIKLITSCHEK, J. et al. Escala de experiência de ostracismo para Adolescentes: propriedades psicométricas en estudiantes de carreras de la salud. Ciência y Enfermeria, p.77-87, 2017.

TRUJILLO, J. J.; ROMERO-ACOSTA, K. Variables que evidencian el bullying en un contexto universitario. Revista Encuentros, Universidad Autónoma del Caribe, v. 14, n.1, p.41- 54, 2016.

USTA, E. University Students’ Views about Their Cyber bullying Behaviors and Self-Exposition. Journal of Education and Practice, v. 8, n.22, p. 67-71, 2017.

VERGEL O. et al. Factores asociados al bullying en instituciones de educación superior. Rev. Crim., Bogotá, v. 58, n. 2, p. 197-208, 2016.

VILLACA, F. M.; PALACIOS, M. Concepções sobre assédio moral: bullying e trote em uma escola médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v.34, n.4, p. 506-514, 2010.

WALRAVE, M.; HEIRMAN, W. Cyberbullying: Predicting victimization and perpetration. Children & Society, v. 25, p.59–72, 2011.

WENSLEY, K.; CAMPBELL, M. A. Heterosexual and nonheterosexual young university students’ involvement in traditional and cyber forms of bullying. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 15, n.12, p. 649-654, 2012.

WILLIAMS, L. C. A. et al. Efeitos a longo prazo de vitimização na escola. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., v. 4, n.2, p. 187-199, 2011.

WOZENCROFT, K. et al. University students’ intentions to report cyberbullying. Australian Journal Of Educational & Developmental Psychology, v. 15, p.1-12, 2015.

YBARRA, M. L.; MITCHELL, K. J. Online aggressor/targets, aggressors, and targets: a comparison of associated youth characteristics. Journal Of Child Psychology And Psychiatry, v.45, n.7, p.1308-1316, 2004.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigo de Revisão