Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course

Autores

  • Eliane Caldas da Silva Universidade Franciscana
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Franciscana/UFN

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1599

Palavras-chave:

Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior

Resumo

Cada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes.

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Biografia do Autor

Eliane Caldas da Silva, Universidade Franciscana

1 Eliane Caldas da Silva – Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana/UFN – Santa Maria-RS. Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde/ UFSM. Especialização em Terapia Ocupacional: Uma Visão Dinâmica em Neurologia/FAMESP. ([email protected]);

 

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana/UFN

2 Marcele Pereira da Rosa Zucolotto – Doutora em Psicologia Social e Institucional. Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana/UFN – Santa Maria -RS ([email protected]).

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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos