Balanceamento do número de Sílabas e Haplologia atuando no processo do Portmanteau

Autores

  • Emerson Viana Braga Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1597

Palavras-chave:

Portmanteau, Balanceamento de sílabas, Haplologia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação de palavras pela sobreposição de duas bases, conhecida como portmanteau, bem como a aplicação do fenômeno fonológico da haplologia nessa junção das bases, sob a hipótese de uma atuação do balanceamento de sílabas entre essas bases. Utilizamos a teoria morfofonológica item e arranjo que consiste na análise dos constituintes da palavra formada. Por meio das análises, há uma tendência de eliminação de sílaba, na formação de palavras por portmanteau, para haver uma balanceamento do número de sílabas das bases envolvidas na nova palavra formada, como pode-se verificar na palavra chafé, combinação de chá + café. A eliminação da sílaba [ka] da base café, tornando-a monossílaba como a outra base envolvida no processo chá, ocasiona um balanceamento do número de sílabas das bases formadoras de novas palavras, ou seja, ambas ficam com uma sílaba. Evidencia-se, portanto, que regras fonológicas de balanceamento de número de sílabas e haplologia ocorrem nos processos de formação de palavras como o portmanteau.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Viana Braga, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGLIN/UESB e bolsista CAPES. Possui graduação em Letras Vernáculas também pela UESB. E-mail: [email protected].

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

[2]Professora Plena da graduação e pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Linguística pela mesma universidade. 

E-mail: [email protected].

 

Referências

ANDRADE, K. E.; RONDININI, R. B. Cruzamento vocabular: um subtipo da composição? DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 861-887, 2016.

ARAÚJO, G. A. Morfologia não-concatenativa em português: os portmanteaux. Caderno de Estudos linguísticos: Campinas, (39): 5-21, 2000.

BISOL, Leda. O troqueu silábico no sistema fonológico (um adendo ao artigo de Plínio Barbosa). Delta, São Paulo, v. 16 (2), p. 403-413, 2000.

CÂMARA JR, J. M. Dicionário de lingüística e gramática. 13ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

CRYSTAL, D. Dicionário de linguística e fonética. Tradução e adaptação [da 2ª ed. Inglesa ver. e ampliada, publicada em 1985]. DIAS, Maria Carmelita Pádua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

GONÇALVES, Carlos Alexandre. Processos Morfológicos não-concatenativos do português brasileiro: formato morfoprosódico e latitude funcional. Alfa (ILCSE/UNESP): São Paulo. 48(1): 9-28, 2004.

GONÇALVES, C. A. V.; SILVA, L. A. Haplologia morfológica das formas X-ção: enfoque diacrônico e representação morfo-prosódica. Caderno Seminal Digital: Rio de Janeiro, v. 6, p. 148-164, 2006.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário de Houaiss da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

PIÑEROS, C. E. Word-blending as a case of non-concatenative morphology in Spanish. Rutgers Optmality Aechive, 2000. Disponível em Acesso em 01 de mai. de 2018.

__________. The creation of portmanteau in the extragrammatical morphology of Spanish. Rutgers Optimality Archive, 2002. Disponível em: <http://roa.rutgers.edu/files/526-0602/526-0602-PINEROS-0-0.PDF> Acesso em 01 de mai. de 2018.

VILLALVA, A. Morfologia do português. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Seção

Artigos