A Percepção e o Perfil Ambiental de Graduandos de Educação a Distância: Um Estudo de Caso / The Perception and Environmental Profile of Students of Distance Education: A Case Study

Autores

  • Caroline Silva Machado Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andressa Pacífico Franco Quevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge da Silva Correia Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eliabe Roberto de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1595

Palavras-chave:

Artes visuais. Percepção ambiental. Educação ambiental. Educação à distância.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a percepção e o perfil ambiental de alunos da Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais da UAEADTEC/UFRPE no Polo Presencial UAB Camaçari/BA.  A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada por meio de questionário fechado, aplicado para 26 participantes. Os resultados demonstram incertezas quanto a alguns aspectos relacionados à cidadania e meio ambiente e à percepção discente sobre a inserção da temática ambiental na composição das disciplinas do curso.  Conclui-se, então, que a percepção ambiental dos discentes está em processo de amadurecimento, porém há necessidade de maiores incentivos quanto à participação ativa nas atividades em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem, assim como o estímulo periódico na reelaboração do projeto pedagógico do curso.

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Biografia do Autor

Caroline Silva Machado, Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE

1 Bacharela em Administração Pública, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, UAEADTEC, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; contabilidadediversas@gmail.com.

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; limalb53@gmail.com.

Andressa Pacífico Franco Quevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

³ Professora Adjunta, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; andressadm@gmail.com.

Jorge da Silva Correia Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

4 Professor Adjunto, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; jorgecorreianeto@gmail.com

Eliabe Roberto de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

5 Professor pesquisador, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; elroso2009@gmail.com

 

Referências

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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Relato de Caso