Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem

Autores

  • Rivalina Maria Macêdo Fernandes Centro Universitário UNINTA
  • Martha Maria Macêdo Bezerra Faculdade de Medicina do ABC
  • Julyanne de Oliveira Paes Barretto Faculdade Metropolitana – Jaboatão dos Guararapes
  • Athena de Albuquerque Farias Università degli Studi di Milano – IT

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1588

Palavras-chave:

Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições

Resumo

As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários.

 

 

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Biografia do Autor

Rivalina Maria Macêdo Fernandes, Centro Universitário UNINTA

1 Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. psicóloga do Centro Universitário UNINTA , Brasil. Contato: rivalinafernandes@gmail.com;

Martha Maria Macêdo Bezerra, Faculdade de Medicina do ABC

2 Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, especialização em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri, especialisação em Saude Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Atualmente, cursa o Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Professora concursada da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Professora da Rede Municipal de Juazeiro do Norte. Contato: marthamacedo2016@gmail.com;

Julyanne de Oliveira Paes Barretto, Faculdade Metropolitana – Jaboatão dos Guararapes

3 Advogada formada pela faculdade Metropolitana – Jaboatão dos Guararapes – Pernambubo. Especialização em Gestão de Pessoas pelo Faculdades Integradas de Cruzeiro, Brasil. Contato:  July_paes2@hotmail.com;

Athena de Albuquerque Farias, Università degli Studi di Milano – IT

4 Advogada formada pelo Centro Universitário dos Guararapes – UNIFG. Máster in Law Sustainable Development. Università degli Studi di Milano – IT. Especialista em Direito Processual do Trabalho pela Faculdades Integradas de Cruzeiro – SP. Editora Adjunta do Periódico Científico Amadeus International Multidisciplinary Journal. Contato: athena.farias@gmail.com.

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos