Ética e trabalho: desafios para a vivência na contemporaneidade / Ethics and Work: Challenges for a Contemporary Living

Autores

  • Tiago Gama do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Júlio Cezar Costa Ramos Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Allan Richards de Melo Nunes Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Andrey Tavares da Silva Universidade Norte do Paraná
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1581

Palavras-chave:

Trabalho, Ética, Desafios éticos

Resumo

A concepção de trabalho sofreu algumas modificações até chegar na ideia atual que se tem sobre este. A forma como o ser humano enxerga o trabalho, a moral e a ética na sociedade atual é carregada das influências históricas sobre o conceito que se tinha sobre o labor, desde a antiguidade até os tempos atuais (Siqueira, 2008). Diante de uma formação tão diversificada, a percepção de trabalho é bastante particular a cada indivíduo e essa diversidade de concepções resulta em um ambiente de trabalho contemporâneo potencialmente conflituoso. O objetivo foi analisar de que forma a percepção humana a respeito do trabalho influencia o espaço corporativo e qual o caminho para uma conduta ética no ambiente profissional? Os resultados levaram a crer que por mais que a motivação para o trabalho sejam distintas, ética e trabalho só podem existir simultaneamente se buscarem o bem comum, que pode ser da humanidade, da sociedade, de uma nação ou de uma empresa em particular.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Gama do Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

1 Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo.

Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF;

Júlio Cezar Costa Ramos, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

3 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF. Autor Correspondente. Contato: [email protected];

Allan Richards de Melo Nunes Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco

4 Especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Mestrado em Administração Pública pela UNIVASF;

Andrey Tavares da Silva, Universidade Norte do Paraná

5 Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná, Brasil.

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

6 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF.

Referências

BACKES, D. S.; LUNARDI, V. L.; LUNARDI FILHO, W.D.; A humanização hospitalar como expressão da ética. Rev Latino-am Enfermagem janeiro-fevereiro/2006.

BENNETT, Carole. Ética profissional. Tradução Martha Malvezzi Leal. 2 ed. São Paulo: CengageLearnig: Editora Senac: Rio de Janeiro, 2012.

CABRAL, João Francisco Pereira. "O mito de Sísifo e sua conotação contemporânea";BrasilEscola. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-mito-sisifo-sua-conotacao-contemporanea.htm>. Acesso em: 12 fev. 2018.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CUNHA, Carolina. Ética e moral: Qual é a diferença? 06 nov. 2015. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/etica-e-moral-qual-e-a-diferenca.htm>. Acesso em: 04 mar. 2018

DINIZ, Lumara. Ética nas relações no trabalho. 28 out. 2013.Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/etica-nas-relacoes-no-trabalho/73845/>.Acesso em: 22 jan. 2018.

LA TAILLE, Y. de; SOUZA, L. S.; VIZIOLI, L. Ética e educação:uma revisão da literatura educacional de 1990 a 2003. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 91-108, 2004

MARCONDES, Danilo. Crise da ética e sociedade brasileira. 03 Mai. 2017. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/crise-da-etica-e-sociedade-brasileira/>. Acesso em: 04 mar. 2018.

Mattos R.M.; Ferreira R.F. O idoso em situação de rua: Sísifo revisitado. Estudos de Psicologia, 2005. janeiro-março;22(1):23-32

SIQUEIRA, Ailton. Ética e trabalho. CONTEXTO - v.3, n.3, jan-jul/2008, p. 27-44

SOUZA FILHO, Oscar Vasconcelos de. Visão Cristã do Trabalho. Revista de Magistro de Filosofia. Ano VIII. N. 15. Anápolis-GO: Faculdade Católica de Anápolis, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-16

Edição

Seção

Artigo de Revisão