Os desafios éticos contemporâneos nas organizações públicas

Autores

  • Júlio Cezar Costa Ramos Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Allan Richards de Melo Nunes Morais Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Andrey Tavares da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Nascimento Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Tiago Gama do Nascimento Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1578

Palavras-chave:

Ética, Gestão Pública, Formação de Gestores

Resumo

No Brasil a “crise ética” tem sido tema constante de debate, seja no ambiente acadêmico, nos programas de televisão, nas casas, no trabalho das pessoas, na rua e em todos os lugares. Sendo, na maioria das vezes, associada à atuação dos agentes públicos. Entre os principais focos das discussões, dessa forma segue-se a seguinte indagação: De que forma o curso de Especialização em Gestão Pública do Programa nacional de Formação em Administração Pública - PNAP vem a contribuir na formação técnica E comportamental dos agentes públicos? Que outras contribuições, pode fornecer ao Estado brasileiro? Vale destacar que a Gestão Pública não é formada apenas por agentes públicos. Empresas particulares e a sociedade civil também são de fundamental importância para a sua formação. Este artigo buscou analisar a importância de uma formação profissional de agentes públicos e da sociedade civil em Gestão Pública. Os resultados levaram a cerre que para se ter uma administração ética, lúcida e independente, deve haver uma profissionalização dos agentes políticos e uma formação mínima dos cidadãos, a fim de melhorarem as suas escolhas nas urnas e cobrarem as promessas feitas em campanha pelos agentes políticos eleitos.       

 

 

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Biografia do Autor

Júlio Cezar Costa Ramos, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

1 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF. Autor Correspondente. Contato: [email protected];

Allan Richards de Melo Nunes Morais, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

2 Especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Mestrado em Administração Pública pela UNIVASF;

Andrey Tavares da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

3 Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná, Brasil. Coordenador Técnico da niversidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Nascimento, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

4 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF;

Tiago Gama do Nascimento, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

5 Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo.

Rede Metropolitana do Vale do São Francisco , Brasil;

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF

6 Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF.



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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão