A Importância do E-Commerce para o Processo de Compras dos Clientes da Cidade de Juazeiro do Norte

Autores

  • Francisca Alberto da Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Herminig Everson Matos Queiroz Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1570

Palavras-chave:

E-commerce. Processo. Cliente. Compras. Juazeiro do Norte

Resumo

Este presente trabalho tem o enfoque na discussão sobre o E-commerce, em que se procura apresentar aspectos relevantes no que se refere ao processo de compras online por clientes da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Dentro deste contexto, o comércio eletrônico tem se mostrando uma ferramenta de grande importância para troca de informações, transações on-line e definindo um tipo de consumidor com características e perfil específico - o E-consumidor. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi demonstrar a importância do E-commerce para o processo de compras dos clientes localizados na cidade Juazeiro do Norte. Já os objetivos específicos intentaram evidenciar o conceito de e-commerce; identificar como funciona o processo de compras dos clientes; investigar o perfil dos consumidores, assim como as características dos clientes; mostrar os dispositivos mais utilizados para efetuar compras e o período mais utilizado pelos consumidores para efetuar transações on-line; realizar um levantamento dos principais benefícios relacionados aos clientes quando efetuam compras na internet. A metodologia da pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, baseando-se na pesquisa de campo, fundamentada na opinião de uma amostragem aleatória simples de 50 consumidores, efetuada nas proximidades do Cariri Garden Shopping na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para instrumento de coleta de dados, foi realizada a aplicação de um questionário composto por 13 perguntas fechadas. Dessa forma, este estudo que foi efetuado tem a objeção de mostrar como resultado, se os consumidores do Município de Juazeiro do Norte - CE estão aptos a comprar on-line.

 

 

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Biografia do Autor

Francisca Alberto da Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

Francisca Alberto da Silva, Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão – jamilyalbertosilva@gmail.com

Herminig Everson Matos Queiroz, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

Herminig Everson Matos Queiroz, Professor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão, Orientador da Graduação na UniLeão – everson@leaosampaio.edu.br

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos