A Importância do E-Commerce para o Processo de Compras dos Clientes da Cidade de Juazeiro do Norte

Autores

  • Francisca Alberto da Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Herminig Everson Matos Queiroz Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1570

Palavras-chave:

E-commerce. Processo. Cliente. Compras. Juazeiro do Norte

Resumo

Este presente trabalho tem o enfoque na discussão sobre o E-commerce, em que se procura apresentar aspectos relevantes no que se refere ao processo de compras online por clientes da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Dentro deste contexto, o comércio eletrônico tem se mostrando uma ferramenta de grande importância para troca de informações, transações on-line e definindo um tipo de consumidor com características e perfil específico - o E-consumidor. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi demonstrar a importância do E-commerce para o processo de compras dos clientes localizados na cidade Juazeiro do Norte. Já os objetivos específicos intentaram evidenciar o conceito de e-commerce; identificar como funciona o processo de compras dos clientes; investigar o perfil dos consumidores, assim como as características dos clientes; mostrar os dispositivos mais utilizados para efetuar compras e o período mais utilizado pelos consumidores para efetuar transações on-line; realizar um levantamento dos principais benefícios relacionados aos clientes quando efetuam compras na internet. A metodologia da pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, baseando-se na pesquisa de campo, fundamentada na opinião de uma amostragem aleatória simples de 50 consumidores, efetuada nas proximidades do Cariri Garden Shopping na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para instrumento de coleta de dados, foi realizada a aplicação de um questionário composto por 13 perguntas fechadas. Dessa forma, este estudo que foi efetuado tem a objeção de mostrar como resultado, se os consumidores do Município de Juazeiro do Norte - CE estão aptos a comprar on-line.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Alberto da Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

Francisca Alberto da Silva, Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão – [email protected]

Herminig Everson Matos Queiroz, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

Herminig Everson Matos Queiroz, Professor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão, Orientador da Graduação na UniLeão – [email protected]

Referências

ARAUJO, Vanessa, S. E-commerce: Fatores que influenciam a satisfação em compras on-line na percepção dos graduandos de administração da UFSC. Florianópolis: TCC, 2015.

ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

ANDRADE, Rogério. Guia prático de e-commerce. São Paulo: Angra, 2000.

BOOKS, William T. Vendendo para Nichos de Mercado. São Paulo: Atlas, 1993.

CERNEV, Adrian Kemmer, LEITE, Jaci Corrêa. Segurança na internet. A percepção dos Usuários como Fator de Restrição ao Comércio Eletrônico no Brasil. 2002. 262 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Sistemas de Informação, Departamento de Administração, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10062013-160834/>. Acesso em: 17 set. 2018.

CONRADO ADOLPHO. Sim. Nós podemos mudar o mundo. Disponível em: <http://conrado.com.br/sim-nos-podemos-mudar-o-mundo/>. Acesso em 17 out. 2018.

CONRADO ADOLPHO. Comércio eletrônico e o público alvo. Disponível em: <http://conrado.com.br/comercio-eletronico-e-o-publico-alvo>. Acesso em 17 set. 2018.

DINIZ, Letícia, L. SOUZA, Lívia, G, A. RODRIGUES, Luan, C. FAUSTINI, Marcelo, R. O comércio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. Lins: III encontro científico e simpósio de educação Unisalesiano, 2011.

E-Bit. Crescimento e faturamento: Disponível em: <http://www.wbitempresa.com.br. > Acesso em 27 ago. 2018.

E-COMMERCE.ORG. Atuações do e-commerce no mercado. Disponível em: . Acesso em 27 set. 2018.

E-COMMERCE.ORG. Evolução da internet – Como Tudo Começou. Disponível em: Acesso em 8 out. 2018.

ECOMMERCE NA PRÁTICA. O que é ecommerce? Como funciona? Disponível em: <http://ecommercenapratica.com/author/bruno-de-oliveira/>. Acesso em 12 out. 2018.

ECOMMERCE MASTER. Passo a passo: Saiba como montar um E-commerce do zero! Disponível em: <http://ecommercemaster.com.br/conheca-7-tiposde-e-commerce-e-suas-diferentes-na-pratica/>. Acesso em 4 out. 2018.

ECOMMERCE NEWS. Redes sociais são as novas aliadas do comércio eletrônico. Disponível em: <http://ecommercenews.com.br/artigos/redes-sociais--sao-as-novas-aliadas-do-comercio-eletrônico/>. Acesso em 30 set. 2018.

GC WEBMARKETING. O que é E-commerce?. Disponível em: <http://www.gestordeconteudos.com/e-commerce/tabid/3910/Default.aspx. > Acesso em 2 set. 2018.

GONÇALVES, Naiara, T.S. Ferreira, Marta, C.A. O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. João Pessoa: Relatos de pesquisas, 2017.

GUASTI, Pedro. E-commerce: uma questão de logística. 2010. Disponível em: <https://empresa.ebit.com.br/imprensa_artigos.asp>. Acesso em: 8 set. 2018.

GUSTAVO, Renan M. CORSI, Maithê. TEIXEIRA, Fernando, C. A importância do e-commerce nas pequenas empresas. Jaguariuna: Monografia, 2015.

HERZER, Anderson. Fidelizando clientes no comércio eletrônico. 2013. Disponível em: <http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/fidelizando-clientes-no-comercio-eletronico>. Acesso em: 19 set. 2018.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. Ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2000.

KOOTLER, Philip. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall Brasil, 1999.

LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-Marketing: O Marketing na internet com Casos Brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.

LAMOUNIER, Luciana M. A importância do e-commerce como ferramenta de marketing. Brasília: Monografia, 2010.

MULLER, Vilma, N. E-COMMERCE: Vendas pela internet. Assis: TCC, 2013.

NASCIMENTO, Ribeiro, A. SILVA, Bruna, F. SANTOS, Gisele, G. E-commerce: O melhor caminho no mercado atual. Marília: TCC, 2009.

PATTAT, Tahinan. E-commerce – comportamento do consumidor frente às transações on-line. Santa Rosa: TCC, 2014.

RODRIGUES, Kelly Poliana; SILVA, Leandro Cesar Diniz da; ANDRADE, Alexandre Pires de. UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DE PÓS-VENDA COMO ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 8., 2013, São Paulo. Anais.... São Paulo: Convibra, 2013. p. 1 - 12. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3038.pdf>. Acesso em: 19 set. 2018.

SOUZA, Carlos, A. PINHEIRO, Marco, A. E-COMMERCE: Um estudo sobre o comportamento dos consumidores da Nerdstore. Palhoça - SC: TCC, 2014.

TREPPER, Charles H. Estratégias de E-commerce. Ed Original. Rio de Janeiro, Campus, 2000.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente. Tradução de Martin Albert Haag e Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos