Percepção dos Gestores das Unidades Básicas de Saúde Sobre as Práticas Integrativas e Complementares

Autores

  • André Lima Plácido Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR
  • Karla Cavalcante Silva de Morais Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
  • Carla Pequeno da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Felix Meira Tavares Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1567

Palavras-chave:

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Atenção Básica. Saúde Pública

Resumo

Com base na existente crise do paradigma da medicina moderna executada no Sistema Único de Saúde, surgiu a necessidade de integrar práticas de saúde não convencionais e beneficiar a integralidade na atenção à saúde. Denominadas como  Práticas Integrativas e Complementares em saúde, com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pretendeu-se assegurar o acesso aos usuários da atenção básica  às medicinas tradicionais e complementares. O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento e opiniões dos gestores de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares. Estudo do tipo qualitativo. A coleta de informações ocorreu no período de outubro de 2018, por meio entrevistas com os gestores de uma Unidade de Saúde Básica. Os resultados mostraram desconhecimento dos gestores com relação às políticas nacionais de saúde que preconizam as práticas integrativas, denotando um desafio para sua implementação na atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Lima Plácido, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

1 Graduando em Fisioterapia Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Vitória da Conquista/BA E-mail: [email protected]

Karla Cavalcante Silva de Morais, Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR

2 Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Docente na Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR e da UNINASSAU, Vitória da Conquista/BA E-mail: [email protected]

Carla Pequeno da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

3 Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Pública pela UFC, Docente na UNINASSAU Vitória da Conquista/ BA E-mail: [email protected]

Felix Meira Tavares, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

4 Fisioterapeuta, Mestre em Ciências pela USP, Docente na Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR, Vitória da Conquista/BA E-mail: [email protected]


Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF, 2006. 60 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2. ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2015.

CARVALHO, J.L. S et al. Práticas integrativas e complementares como recurso de saúde mental na Atenção Básica. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, n. 4, 2017.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

DENZIN, K.N.; LINCOLN, Y. The sage handbook of Qualitative Research. SAGE Publications. London, 2011.

DENZIN, K. N.; GIARDINA, M. D.Qualitative Inquiry Through a critical lens. Routledge, New York, 2016.

DE MELO, Marilene Barros et al. Práticas integrativas e complementares: os desafios da implantação de uma política. Revista Eletronica Gestão & Saúde, v. 5, n. 3, p. 843-861, 2014.

ISCHKANIAN, P. C; PELICIONI, M.C.F. Desafios das práticas integrativas e complementares no SUS visando a promoção da saúde. Journal of Human Growth and Development, v. 22, n. 2, p. 233-238, 2012.

LIMA, L.L. A administração gerencial da Unidade Básica de Saúde–UBS Mocinha Magalhães em Rio Branco-AC. 2017.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.

ALCÂNTARA, Allana Leão; ESPINHEIRA, Marcelo José Costa. Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Óleo Extraído em Cápsula do EucaliptusUrograndis: Uma Contribuição Orgânica para o Ramo Farmacêutico.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos