Utilização da ferramenta request for proposal (RFP) nas vendas de um hotel de negócios / Using the request for proposal (RFP) tool in the sales of a business hotel

Francivaldo dos Santos Albuquerque, Maria do Socorro Coelho Bezerra, Alexandre César Batista da Silva, Giulia Cipolla Braulio, Jeronymo José Libonati

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar os impactos nas vendas de um hotel de negócios com a utilização da ferramenta RFP. Metodologicamente o trabalho caracteriza-se, quanto aos objetivos, como exploratório e descritivo; com relação aos procedimentos utilizou-se a pesquisa documental, a bibliográfica e o estudo de caso; com relação a abordagem do problema, apresenta-se como uma pesquisa mista.  O estudo foi operacionalizado com a análise de dados financeiros e índices de desempenho da empresa, além de entrevista junto a gerente de vendas do hotel. Os resultados demonstram que apesar dos números apresentados não serem aparentemente significativos, quando analisados separadamente, são importantes em relação aos resultados gerais do hotel, mostrando o potencial da ferramenta. Pode-se concluir que os retornos auferidos comprovam impactos positivos para as vendas do hotel, pois a ferramenta influi não apenas nas vendas de hospedagem, mas também em setores como alimentos e bebidas, eventos, telefonia e lavanderia.

 

Palavras-chave: Hotelaria. Vendas. Request  for proposal. Impactos.


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1563

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