A Mulher e sua atuação no âmbito da logística: Um estudo de casos múltiplos na região do cariri

Autores

  • Maria Taina Araujo Silva Borges Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1550

Palavras-chave:

Logística. Mercado de Trabalho. Empoderamento Feminino.

Resumo

Em um cenário onde a mulher tem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, ainda se percebe algumas restrições quanto à sua atuação em algumas áreas. No âmbito da logística, campo vasto em atuação e de grande importância não apenas nas organizações, mas no direcionamento das atividades diárias das pessoas, se fez importante compreender os desafios enfrentados pela mulher frente a atual conjuntura e exigências no tocante à inserção e manutenção da profissão. A pesquisa em questão traz em seu cerne além de um contexto de empoderamento feminino, uma discussão que perpassa os desafios da inserção da mulher no mercado de trabalho, adentrando o principal enfoque da gestão, que visa resultados efetivos, sendo esse estudo no âmbito da logística. Foram selecionadas por acessibilidade e julgamento do pesquisador, 04 mulheres que atuam na área de logística na cidade de Juazeiro do Norte-CE, há pelo menos 02 anos, formadas na área ou afins, entre 29 e 35 anos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista estruturado, gravado com uso de um celular. Os resultados apontam que as profissionais entrevistadas estão na direção evolutiva no contexto de empoderamento feminino, demonstrando que estão não apenas aptas a atuarem no ramo da logística, mas principalmente, tem competência para tal. E na contramão dos preconceitos, ainda vigentes, se destacam em suas atuações, podendo perceber, inclusive, reconhecimentos advindos de seu trabalho e dispostas a galgar uma carreira de sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Taina Araujo Silva Borges, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

[1] Graduanda em Administração no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO-Juazeiro do Norte,Ceará[email protected]

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

[1] Professora Orientadora do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Juazeiro do Norte, Ceará- especialista em logística empresarial, [email protected]

Referências

BALLOU, Ronald H. Gestão de pessoas: Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. Ed. São Paulo: Laser House, 2004. 26p.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial [recurso eletrônico] / tradução Raul Rubenich. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Bookman, 2007.

BRASIL. Empoderamento feminino reflete luta das mulheres por igualdade social.

Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/vctemvoz/empoderamento-feminino-reflete-luta-das-mulheres-por-igualdade-social> Acessado em: 25 nov. 2018.

CAMPOS, Rafaela. Mais mulheres na TI e na logística. Disponível em: <https://portogente.com.br/noticias/opiniao/100244-mais-mulheres-na-ti-e-na-logistica> Acessado em: 20 out. 2018.

DUARTE, Vânia, NASCIMENTO, Maria. Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa. 2012. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm>. Acesso em: 21 mai.2018.

GAUCHAZ. Conheça 10 profissões do futuro e cursos de graduação ligados a elas.

Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/11/conheca-10-profissoes-do-futuro-e-cursos-de-graduacao-ligados-a-elas-cjo4xeos50bji01rxtuxoct6q.html> Acessado em: 08 nov. 2018.

LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. São várias as tendências tecnológicas na intralogística. 2017. Revista Logweb. Ed. 184. Out. 2017.

MARQUES, José Roberto. Entendendo os conceitos de Entrevista Estruturada e Não Estruturada. 2018. Disponível em:<https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/entendendo-os-conceitos-de-entrevista-estruturada-e-nao-estruturada/>. Acesso em: 21 maio 2018.

MEDONÇA, Jorge. A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho. 2017. Disponível em: <https://jorgeluizmendonca.jusbrasil.com.br/artigos/473171435/a-evolucao-da-mulher-no-mercado-de-trabalho?ref=topic_feed>. Acesso em: 10 ago. 2018.

MUNDO LOGÍSTICA. Mulheres constroem caminho para ganhar espaço na Logística. 2018. Disponível em: <https://www.revistamundologistica.com.br/noticias/mulheres-constroem-caminho-para-ganhar-espaco-na-logistica>. Acesso em: 15 maio 2018.

PORTAL EDUCAÇÃO. Logística empresarial e a Atividades primárias e de apoio. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/logistica/31365> Acessado em: 20 out. 2018.

PROBST, Elisiana Renata. A evolução da mulher no Mercado de trabalho. 2015. Disponível em:<https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-evoluo-da-mulher-no-mercado-de-trabalho/>. Acesso em: 10 maio 2018.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma abordagem logística. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

REVISTA MUNDO LOGÍSTICA. Mulheres constroem caminho para ganhar espaço na logística. Disponível em: < http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/mulheres-constroem-caminho-para-ganhar-espaco-na-logistica> Acessado em: 10 nov. 2018.

RODRIGUES, Arildo. Lugar de Mulher é na manutenção. 2017. Disponível em: <http://www.ietec.com.br/imprensa/lugar-de-mulher-e-na-manutencao/>. Acesso em: 21 ago. 2018.

SALES, André. Muita experiência é pouco em logística. 2007. Revista Tecnologística. Fevereiro, 2007. p. 48 à 56.

SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasilia/DF, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos