Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia

Autores

  • Alcylanna Nunes Teixeira Faculdade Vale do Salgado – FVS
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado
  • Tamyris Madeira de Brito Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1540

Palavras-chave:

Ensino Superior. Práticas Docentes. Sujeito Discente. Andragogia

Resumo

O estudo versa sobre as discussões acerca das práticas docentes no ensino superior, questões didáticas e metodológicas no processo construção do conhecimento no cenário atual da educação e da ensinagem no ensino superior, ressaltando as contribuições da perspectiva andragógica para alicerce didático no exercício da docência. Objetivamos aqui realizar uma reflexão crítico-analítica sobre andragogia no ensino superior, as práticas docentes e o reconhecimento do sujeito aprendente. Para tal, faz-se uso da revisão bibliográfica, com delineamento qualitativo e característica descritiva-analítica, discutindo questões acerca do cenário contemporâneo no Ensino Superior, as práticas docentes que perpassam a pedagogia histórico-crítica, a didática, a andragogia e o reconhecimento das experiências de vida do sujeito discente nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento.

 


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Biografia do Autor

Alcylanna Nunes Teixeira, Faculdade Vale do Salgado – FVS

 

[1] Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Bolsista CAPES. Professora da Faculdade Vale do Salgado – FVS. Pós-graduada em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pela FVS. E-mail: [email protected]

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

[2] Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade Vale do Salgado. E-mail: [email protected]

Tamyris Madeira de Brito, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

[3] Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Docente UNILEÃO. E-mail: [email protected]

 

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

[4] Doutora em Educação pela UFC. Professora Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. E-mail: [email protected];


 

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Publicado

2018-12-18

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