A Qualidade no Atendimento e Relacionamento junto aos Clientes dos Restaurantes em Juazeiro do Norte

Autores

  • José Zezom Gomes Mota Filho Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • José Leandro de Almeida Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1533

Palavras-chave:

Atendimento, satisfação, técnicas, bares, restaurantes,

Resumo

O trabalho refere-se à qualidade no atendimento e relacionamento junto aos clientes dos restaurantes em Juazeiro do Norte, tendo como objetivo geral: identificar a satisfação dos consumidores de bares e restaurantes do município, sobre o atendimento e relacionamento com os clientes. E objetivos específicos: realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o atendimento e relacionamento, identificando as principais técnicas de atendimento com o intuito de obter êxito de forma como questionamento foi elaborado questionários de pesquisa de opinião publica para identificar os problemas mais correntes na atualidade. Percebe-se que a satisfação do cliente está ligada ao atendimento, se o mesmo não receber um atendimento de qualidade, o número de frequentadores tende a reduzir, o atendimento é um diferencial para manter a organização no mercado competitivo, dando a maior confiança e credibilidade no serviço buscando a fidelização. Logo, a partir do que já foram relatados, os resultados dessa pesquisa foram relacionados onde se se definiu que pessoas que frequentam os bares e restaurantes na cidade são jovens, um volume maior de mulheres, com renda familiar de classe C, pessoas solteiras, que a maioria reside na cidade, com o grau de frequência elevado nos bares e restaurantes. Por fim analisou-se que a satisfação do cliente é um dos principais fatores para que os bares e restaurantes mantenha se aberto e desenvolvendo-se. No entanto para que o trabalho apresentado obtenha êxito em serviços positivos, é muito importante que haja espirito inovador por parte dos dirigentes, técnicas de venda para manter o cliente fidelizado são prioridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Zezom Gomes Mota Filho, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[1] Acadêmico em Administração Na Instituição UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE, [email protected]

 

José Leandro de Almeida Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[2] Mestre em desenvolvimento regional sustentável pela UFCA, especializado em políticas educativas, docência de ensino superior e gestão estratégica de capital humano, Juazeiro do Norte-CE, [email protected]

Referências

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5º. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SEBRAE. 15 dicas para atender bem. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/15-dicas-para-atender-bem,e565438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 21 maio 2018.

SILVA, Fábio Gomes da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão de relacionamento com o cliente. 2º. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

PerformaceResearch Associates. Atendimento Nota 10. 3º. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

INSTITUTOPHD. Pesquisa de Opinião: O que é? Como funciona?. Disponível em:

https://www.institutophd.com.br/pesquisa-de-opiniao-o-que-e-como-funciona/. Acesso em: 18 outubro 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos