Educação Intercultural e Integração Social: Uma Proposta Pedagógica para a Docência no Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/PE

Autores

  • Emanoel Jackson Lisboa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Miguel Melo Ifadireó Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • José Antônio de Albuquerque Filho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1530

Palavras-chave:

Aprimoramento curricular. Educação para a Diversidade. Educação para Libertação. Inclusão social. Entendimento das interculturalidades na escola.

Resumo

O presente trabalho visa aprofundar as hodiernas discussões no ensino em torno dos currículos e práticas pedagógicas interculturais como mecanismo de inclusão de parcelas significativas de sujeitos em processos de ensino/ aprendizagem. Assim, observa-se que é demasiadamente importante debater a perspectiva de uma educação que vislumbre o Outro como ponto de partida, de encontro e de solidificação de suas habilidades e competências. O estudo teve como objetivo central analisar as posturas e os entendimentos dos professores que são parte do Sistema de Ensino Público da cidade de Parnamirim/PE. O referencial teórico, parte dos trabalhos oriundos de Luíza Alonso (2002), Ricardo Vieira (1996) e Tereza Sales (1994), respectivamente. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta o caráter qualitativo de cunho bibliográfico, com observação participante e entrevistas estruturadas que foram aplicadas na Escola Municipal Centro Educacional Parnamirim Centenário, que atende crianças no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos de idade. O método de procedimento e coleta de dados se deu por meio de reuniões presenciais e aplicação de questionário no mês de setembro de 2018. Os achados nos permitiram perceber que a educação intercultural é muito mais do que um simples conceito; ela é um instrumento complementar e funcional para o sistema educacional, uma vez que permite ao educador encontrar e promover as habilidades e competências de seu corpo discente. Finalmente, conclui-se que é emergente a necessidade de adaptação curricular para o atendimento a Lei 11.645/2008, a qual apresenta-se como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Jackson Lisboa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)


[1] Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Graduação-Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Coordenador-pedagógico e Professor do Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/ PE. Correio Eletrônico:  [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[2] Doutor em Sociologia (UFPE).  Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Professor-colaborador do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO). Correio Eletrônico:  [email protected]  

José Antônio de Albuquerque Filho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[3] Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor temporário do curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Pesquisador-colaborador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO). Correio Eletrônico: [email protected]

 

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[4] Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UERN). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN). Professora temporária do curso de Pedagogia e Letras da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Correio Eletrônico: [email protected]  

 


Referências

ALONSO, Luisa (2002). "Contributos para a fundamentação de um currículo integrado". In Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – O Particular e o Global no Virar do Milénio. Cruzar Saberes em Educação

ALONSO, Luísa, ROLDÃO, M Céu e VIEIRA, Flávia (2006) "Construir a competência de aprender a aprender: Percurso de um projeto".

BAUMAN, Z. Unbehagen in der Postmoderne. Hamburg: Hamburger Verlag, 1999.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRASIL. Lei nº. 11.645/2008.Inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso 13/08/2018.

______. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco – Diretrizes para Educação Básica Estadual. Gravatá, 2018.

______. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco – Diretrizes para Educação Básica Estadual. Gravatá, 2018.

______. MEC, (1998). Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC / SEF.

______. Pluralidade Cultural. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, V. M. Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 284 p

CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 233-255, 2011.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa - tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: RAE, v. 35, p. 20-29, maio/jun. 1995.

MACIEL. Regimere. O Racismo, multiculturalismo e ações afirmativas. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador, 2011.

MELO, Miguel. Deutschsprachige Einwanderung im Rio Grande do Sul. Integration, Sprache und kulturelle Identitaet im Spanunngsfeld von Politik und Schulwesen. 2005. 156f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Universität Hamburg, Hamburg, 2005.

MOREIRA, Antônio F. e SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In. MOREIRA, Antônio F. e SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1995. PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

MORGADO, José Carlos. Currículo e Profissionalidade Docente. Porto: Porto Editora, 2005.

PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares: para uma compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005.

______. et al. (1996). O impacto da reforma curricular no pensamento e na acção do professor. Relatório de investigação. Braga: Universidade do Minho.

RIGAL, Luís. A escola crítico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In: IMBERNÓN, Francisco (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SALES, T. Raízes da desigualdade social na cultura política brasileira. In: ANPOCS, Rev. Bras. de Ciências Sociais (25), 1994.

SEKI, Lucy. Línguas indígenas do Brasil no limiar do século XXI. Disponível em: <http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp27art11.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2011.

SIMMEL, Georg. Exkurs über den Fremden. Soziologie. Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung. Berlin: Duncker & Humblot, S. 509-512, 1908 APUD. SIMMEL, Georg. Exkurs über den Fremden. In: LOCKE, A. (Hrsg.). Der Gast, der bleibt. Dimensionen von Georg Simmels Analyse des Frendseins. Frankfurt am Main: Frankfurter Verlag, 1992.

SILVA, Maria José Albuquerque, BRANDIM, Maria Rejane Lima, Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa. Ano1, n

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.

VIEIRA, Ricardo. (1996) Mentalidade, Escola e Pedagogia Intercultural. Revista de Educação, Sociedade e Culturas, 4, 127 – 147.VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (Dês)igualdad es: os desafios curriculares. 9-11 de Fev, Universidade do Minho, Braga. (no prelo).

ZABALA, Miguel A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: Edições ASA.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Seção

Artigos