Uma análise comparativa do desenvolvimento escolar de meninos e meninas com alto e baixo rendimento escolar

Francisco José Batista de Albuquerque, Ednéia de Oliveira Alves

Resumo


A avaliação de programas sociais é uma prática pouco utilizada no Brasil, embora seja freqüente nos países sócio-economicamente mais desenvolvidos. Neste trabalho foi analisado um recorte do Programa Bolsa Família para verificar o seu possível impacto no rendimento escolar das crianças de famílias beneficiadas pelo Programa. A pesquisa foi desenhada com um modelo quase-experimental, portanto, com comparação entre grupos naturais, em duas etapas. Na primeira, houve a comparação entre as médias de rendimento escolar, a partir do qual não foi encontrada diferença significativa de rendimento entre sexo. Então, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um Estudo de Caso Negativo para verificar se havia diferença de desenvolvimento escolar. Várias diferenças entre fatores relacionados ao desenvolvimento escolar foram encontradas, as quais estão mais relacionadas ao tio de rendimento do que ao tipo de sexo.


Palavras-chave


gênero, rendimento escolar, avaliação de programas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v2i5.153

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