Para Onde Caminha a Disciplina de Organização, Sistemas e Métodos nos Cursos de Administração: uma Análise Documental

Autores

  • Andreza Raquel Campos Barros Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão
  • Antonio Raniel Silva Lima Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão e da Faculdade Vale do Salgado/FVS

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1528

Palavras-chave:

Organização. Sistemas. Métodos.

Resumo

O objetivo geral dessa pesquisa é verificar como as universidades trabalham a disciplina de OSM no curso de Administração. Esta pesquisa é tem um caráter exploratório, visto que são mínimos os trabalhos que abordam esta problemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. No que se refere ao tipo de estudo, esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa documental. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, foram selecionadas 20 Instituições de Ensino Superior (IES) mais bem ranqueadas na edição de 2015 do ENADE do curso de Administração. Os dados foram coletados no website das IES e a análise dos resultados utilizou critérios da análise do conteúdo. De acordo com a busca pelas ementas da disciplina de OSM, foi possível constatar que ainda se trabalha a disciplina com essa nomenclatura, também se observou em outros casos que a disciplina é trabalhada com outro título, o que pode apontar para onde se encaminha OSM, em poucos casos não se trabalha OSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Raquel Campos Barros, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão

Graduanda do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão.

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão

Professora Orientadora do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão. Contato: [email protected].

 

Antonio Raniel Silva Lima, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão e da Faculdade Vale do Salgado/FVS


Professor co-orientador do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UniLeão e da Faculdade Vale do Salgado/FVS. Contato: [email protected].

Referências

ABDO, D. L.; SANTOS, L. R.; ARAUJO, L.; CAIXETA, M. A.; RODRIGUES, P. H. A; CARVALHO, W. A aprendizagem de logística, rh, osm, ética: opinião de administradores e graduandos sobre a metodologia de ensino. 2012. Disponível em: <http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/viewFile/91/80>. Acesso em: 27 nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.394-1996?OpenDocument>. Acesso em: 10 nov. 2018.

CALDAS, M. P. O triste destino da área de O&M – I. RAE - Revista de Administração de Empresas- São Paulo: Abr./Jun. 1999.

CALDAS, M. P. O que aconteceu com a área de O&M? Pesquisa empírica sobre a evolução da função de organização e métodos no Brasil entre 1985 e 1997. XXII Encontro da ANPAD. Foz do Iguaçú / PR, setembro de 1998.

CARDOSO, C. P. Organizações, Sistemas e Métodos (OSM). 2014. Disponível em: <http://www.ufjf.br/oliveira_junior/files/2011/08/Aula-OSM-segundo-sem-2014.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.

CRUZ, T. Sistemas, organização & métodos: estudo integrado orientado a processos de negócio sobre organizações e tecnologias da informação. Introdução à gerencia do conteúdo e do conhecimento / Tadeu Cruz – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2013.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística / Antonio Cury. – 9. ed. – São Paulo : Atlas, 2017.

CURY, A. Organização e Métodos: uma visão holística. 8.ed. rev. e ampl. – 2. reimpr.- São Paulo: Atlas, 2006.

GONTIJO, F. E. K.; GESSNER, E.; FRAGA, B. D.; ARDIGO, J. D. A função do gestor de organização, sistemas e métodos na modelagem de processos para tecnologias da informação e comunicação. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015.

OLIVEIRA, A. P. L.; BRANDÃO, E. N.; OLIVEIRA, E. L.; BRANDÃO, E. L. O; SILVA, P. T. S. Z. M: A importância da formação acadêmica para o administrador no desempenho de suas atividades profissionais. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia, [S.l.], v. 1, n. 1, abr. 2012. ISSN 2238-6378. Disponível em: <http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/35>. Acesso em: 27 nov. 2018.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

REITZ, S. J: A importância do estudo da disciplina de OSM para o acadêmico, futuro administrador, março de 2014. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-do-estudo-da-disciplina-de-osm-para-o-academico-futuro-administrador/76196/>. Acesso em: 28 out. 2018.

SANTOS, L. Organização de sistemas e métodos. 2012. Disponível em: <https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:XxzqxQymgAJ:scholar.google.com/+osm+defini%C3%A7%C3%B5es&hl=pt-BR&as_sdt=0,5>. Acesso em: 21 out. 2018.

SILVA, A. M; SILVA. A, S. B: A Organização, Sistemas e Métodos: um estudo acerca de sua aplicabilidade em uma empresa do setor de saúde. XIII SEGeT. Resende, RJ, out/nov de 2016.

SILVA, M. das G. da. Metodologia científica. Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Para. 2008. Disponível em: https://www.unifra.br/professores/13732/ARTIGO%20%2030%20DE%20MAR%C3%87O.pdf. Acesso em: 23 maio 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos