O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Autores

  • Eliza Naiane Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC
  • Maria do Socorro Januário Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1520

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brincadeira, Criança

Resumo

Brincar é uma necessidade para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, é o direito que ela tem, inclusive consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Artigo nº16. Muitos pensam que a criança brinca apenas para se distrair e por prazer, mas a brincadeira é uma grande necessidade, porque de acordo com a idade da criança, a brincadeira evolui e a própria relação da criança com o adulto se modifica. O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o brincar e o aprender no ensino aprendizagem  de crianças na educação infantil, fundamentada na reflexão de leituras autores renomados como Andrade (2013), Antunes (2013), Ramos, (2012), Raul (2007), Rolim, (2014) e RCNEI (2001), os quais discutem com precisão a temática aqui abordada. O objetivo deste estudo é demonstrar de que forma o brincar contribui com o ensino aprendizagem nas crianças na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de análises de textos de dos quais nos dá embasamento da importância da prática do brincar para a concretização do aprender. É preciso repensar em uma prática pedagógica que privilegie as brincadeiras  na formação integral da criança.

 

 

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Biografia do Autor

Eliza Naiane Rodrigues, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Maria do Socorro Januário Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Referências

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão