O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Eliza Naiane Rodrigues, Maria do Socorro Januário Alves, Maria do Socorro Cecílio Sobral

Resumo


Brincar é uma necessidade para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, é o direito que ela tem, inclusive consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Artigo nº16. Muitos pensam que a criança brinca apenas para se distrair e por prazer, mas a brincadeira é uma grande necessidade, porque de acordo com a idade da criança, a brincadeira evolui e a própria relação da criança com o adulto se modifica. O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o brincar e o aprender no ensino aprendizagem  de crianças na educação infantil, fundamentada na reflexão de leituras autores renomados como Andrade (2013), Antunes (2013), Ramos, (2012), Raul (2007), Rolim, (2014) e RCNEI (2001), os quais discutem com precisão a temática aqui abordada. O objetivo deste estudo é demonstrar de que forma o brincar contribui com o ensino aprendizagem nas crianças na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de análises de textos de dos quais nos dá embasamento da importância da prática do brincar para a concretização do aprender. É preciso repensar em uma prática pedagógica que privilegie as brincadeiras  na formação integral da criança.

 

 


Palavras-chave


Aprendizagem, Brincadeira, Criança

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Referencial Curricular Nacional para EducaçãoInfantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

_______________Referencial Curricular Nacional paraa Educação Infantil.Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. II.Brasília: MEC 1998.

ANDRADE, S. S. O lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos.Curitiba: Appris, 2013.

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 19 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.

RAMOS, Maria da Conceição Aparecida L. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev01-07.pdf. Acesso: 27 mai 2012.

ROLIM, Amanda A. M.; GUERRA, Siena S. F.; TASSIGNY, Mônica M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. disponível em http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%2B_vygotsky.pdf. Acessado em 18 mai.2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: