O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Eliza Naiane Rodrigues, Maria do Socorro Januário Alves, Maria do Socorro Cecílio Sobral

Resumo


Brincar é uma necessidade para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, é o direito que ela tem, inclusive consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Artigo nº16. Muitos pensam que a criança brinca apenas para se distrair e por prazer, mas a brincadeira é uma grande necessidade, porque de acordo com a idade da criança, a brincadeira evolui e a própria relação da criança com o adulto se modifica. O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o brincar e o aprender no ensino aprendizagem  de crianças na educação infantil, fundamentada na reflexão de leituras autores renomados como Andrade (2013), Antunes (2013), Ramos, (2012), Raul (2007), Rolim, (2014) e RCNEI (2001), os quais discutem com precisão a temática aqui abordada. O objetivo deste estudo é demonstrar de que forma o brincar contribui com o ensino aprendizagem nas crianças na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de análises de textos de dos quais nos dá embasamento da importância da prática do brincar para a concretização do aprender. É preciso repensar em uma prática pedagógica que privilegie as brincadeiras  na formação integral da criança.

 

 


Palavras-chave


Aprendizagem, Brincadeira, Criança

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Referencial Curricular Nacional para EducaçãoInfantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

_______________Referencial Curricular Nacional paraa Educação Infantil.Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. II.Brasília: MEC 1998.

ANDRADE, S. S. O lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos.Curitiba: Appris, 2013.

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 19 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.

RAMOS, Maria da Conceição Aparecida L. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev01-07.pdf. Acesso: 27 mai 2012.

ROLIM, Amanda A. M.; GUERRA, Siena S. F.; TASSIGNY, Mônica M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. disponível em http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%2B_vygotsky.pdf. Acessado em 18 mai.2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Eliza Naiane Rodrigues, Maria do Socorro Januário Alves, Maria do Socorro Cecílio Sobral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: