Custeio Variável: Uma Ferramenta de Auxilio na Tomada de Decisão Gerencial

Autores

  • Maria Edileide Ferreira de Sousa Centro Universitário Dr Leão-União
  • Francisca Alexandra de Macedo Anastácio Universidade Regional Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1506

Palavras-chave:

Custeio Variável. Ferramenta Estrategica. Vantagens Competitiva

Resumo

Diante do atual cenário competitivo  onde o empreendedor tem que saber enfrentar os grandes desafios em um ambiente de constante mudanças competitivas, sente-se cada vez mais  a necessidade de alagar seus horizonte com visão estratégica para obter vantagens.Sendo assim  referido estudo busca demonstrar a importância do sistema de custeio variável como ferramenta  para auxiliar os gestores nas tomadas decisões,uma vez que conhecer o custo é uma condição essência para empresa, independente do  tipo,logo á analise e o gerenciamento dos custos garante a sobrevivência de qualquer organização.Dessa forma o sistema de custeio é uma ferramenta para potencializar o processo de melhorias na tomada de decisões uma vez que a contabilidade de custo é um instrumentos gerencial capaz de auxiliar,controlar e planejar as decisões a serem tomada, contribuindo satisfatoriamente na estratégica profissional e possibilitando de maneira geral a devida qualidade das informações que seram utilizadas para mensurar os custos incorridos, conseguindo assim  atingir vantagens competitivas,já que é capaz de desenvolver novas estratégica para reduzir dispedicios sempre na busca de informações para otimizar os custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAS,Katia ;GONÇALVES ,Marguit Neumann;LEONCINE,Maury.Os Metodos de Custeios :Vantagens ,desvantagens e suas aplicabilidades nos diversos tipos de organização apresentada pela literatura 2012.disponivel em :http://ser.ufrgs.br/con Textoarticle/view/33487.Acesso 20 set.2018

BRUNI,AdrianoLeal;Fama,Rubens.Gestão de Custos e Formação de Preços: 6.ed.São Paulo:Atlas,2012

BORNIA, Antonio Cezar. Analise de Custos :Analise Gerencial de Custos :Aplicação em Empresas Modernas .3.ed. São Paulo :Atlas 2010.

CORONETTI,Jucimar;SOUSA,Marco Aurelio Batista. Os métodos de custeio utilizados nas maiores idustrias de Santa Catarina.Rev.Eletronica de Gestão org.maio e ago de 2012.Disponivelem: https://www.google.com.br/search?q=CORONETTI.Acesso em 18 set.2018

CREPALDI,Silvio Aparecido.Curso Basico de Contabilidade.7.ed.São Paulo :Atlas,2013

GIL,Antonio Carlos .Como elaborar Projetos de pesquisa.4.ed.São Paulo :Atlas,2002.

LEONE,George S.G.;LEONE,Rodrigo José Guerra .Curso de Contabilidade de Custos .4.ed.São Paulo:Atlas,2010.

MARTINS,Eliseu.Contabilidade de Custos.10.ed.São Paulo:Atlas,2010

MEGLIORINI,EVANDIR.custos: análise e gestão.3.ed.São Paulo:Person Pretice Hall,2012.

OLIVEIRA Djalmas de Pinho Rebouças.Administração Estratégica na prática.8.ed.São Paulo:Atlas,2013

OLIVEIRA .M.M.Como Fazer Pesquisa Qualitativa .3.ed.Rev.E ampl.-Rio de Janeiro:Vozes,2010.

PEREZ JUNIOR ,José hernandez,OLIVEIRA, Luiz Martins de ;COSTA,Rogerio Guedes Costa Gestão Estratática de Custos.8.ed.-São Paulo;Atlas,2012.

PEREZ JUNIOR ,José hernandez,OLIVEIRA, Luiz Martins de ;COSTA,Rogerio Guedes Costa Gestão Estratática de Custos.6.ed.-São Paulo;Atlas,2010.

PRODANOV,Cleber Cristiano;FREITAS,Ernani Cesar.Metodologia do trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico.2.Ed.Novo Hamburgo,Universidade de Feevale,2013.

STARK,José Antonio. Contbilidade de Custos.São Paulo:Pearson,2007.

MEGLIORINI,Evandir.Custos:Análise e Gestão.2.ed.São Paulo:Pearson,2012

HASHIMOTO, Marcos. Espírito Empreendedor nas organizações: Aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. 3 ed. São Paulo, Saraiva, 2006

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos