Percepção Docente sobre o Exame de Suficiência Contábil: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior do Município de Icó, Ceará-Brasil

Autores

  • Carla Natalini Pastor de Souza Faculdade Vale do Salgado
  • Tayssa Vieira Barreto Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1500

Palavras-chave:

Exame de Suficiência. Contabilidade. Dificuldades.

Resumo

O Exame de Suficiência Contábil tem se tornado fundamental no processo para habilitação do exercício profissional. Diante dessa necessidade, a pesquisa realizada tem o objetivo analisar a importância da contabilidade e do exame de suficiência e as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes na perspectiva docente de uma IES. Para fundamentar o trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a evolução da ciência contábil, exame de suficiência, profissão contábil e o ensino da contabilidade. É um estudo de natureza básica e exploratório com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário, contendo questões abertas, aplicado aos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES que ministram disciplinas contempladas no exame de suficiência do CFC. A tabulação se deu através do programa da Microsoft Excel, versão 2010 e a discussão mediante a análise do discurso. Foi constatado que todos os participantes enalteceram que o exame de suficiência contábil é necessário e contribui de maneira significativa na vida profissional como um instrumento de filtragem. Os docentes realçaram como principais entraves dos estudantes a falha na interpretação textual e compreensão da legislação. Dentre as diversas medidas apontadas pelos entrevistados para superar esses entraves, foi dada ênfase às questões que devem possuir o mesmo padrão das solicitadas na prova. Tais dificuldades apresentadas são válidas para ajudar os discentes em sua preparação e posterior aprovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Natalini Pastor de Souza, Faculdade Vale do Salgado

Discente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Tayssa Vieira Barreto, Faculdade Vale do Salgado

Especialista em Docência do Ensino Superior, e em, Gestão Financeira pela FVS. Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-FVS).  Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO).

Referências

BEZERRA, H. A. G.; LUCENA, W. G. L. Exame de Suficiência Contábil: uma análise dos conteúdos de formação profissional nas provas de 2011 a 2015. Revista Brasileira de Contabilidade. Nº 226, jul/ago, 2017.

BRASIL. Resolução CFC nº 1.486, de 15 de maio de 2015. Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Diário Oficial da União, Brasília, DF: 2015. Disponível em: < http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfc-1486-2015.htm>. Acesso em: 13 ago. 2018.

BUARQUE, C. A refundação da universidade. Brasília, DF: ABMES Ed., 2005. Disponível em: <https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/Cristovam_Buarque.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

BUGARIM, M.; OLIVEIRA, O. A Evolução da Contabilidade no Brasil: Legislações, órgão de Fiscalização, Instituições de Ensino e Profissão. In: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGet. Resende/RJ: ANGRAD, 2014.

CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018.

CARNEIRO, J. CFC - Regulamenta o Exame de Suficiência. CRCSC Jornal. Set. /Out. 2010.

CFC. CFC 70 anos de contabilidade. Brasília: 2016. Disponível em: < https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/08/70anos-cfc.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.

CFC. Edital CFC 2018. Disponível em: <https://cfc.org.br/exame-de-suficiencia-anteriores/2o-exame-de-suficiencia-de-2018/>. Acesso em: 15 mai. 2018.

CFC. Resultado final por exame. 2018. Disponível em: <https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Resultadofinalporexame.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2018.

COELHO, C. U. F. O técnico em contabilidade e o mercado de trabalho: contexto histórico, situação atual e perspectivas. 2007. Disponível em: <https://www.sp.senac.br/downloads/108_contabilidade.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2018.

GALVÃO, N. M. S. Percepção dos Contadores sobre o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista Catarinense de Ciência Contábil. Florianópolis, v. 15, n.16, maio/agosto, 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:< http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2018.

IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C.; FARIA, A. C. Introdução à teoria da contabilidade. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEITE, C. A evolução das Ciências Contábeis no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

MADEIRA, G. J.; MENDONÇA, K. F. C.; ABREU, S. M. A disciplina teoria da Contabilidade nos exames de suficiência e provão. Contabilidade Vista & Revista. V. 14, edição especial, p.103-122, 2003.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

NIYAMA, J. K. Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas. 2009.

PIRES, C. B.; OTT; DAMACENA, C. “Guarda – Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Revista Contabilidade Vista & Revista. V. 20, 157-187, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. 51 p.

SÁ, A. L. Pré História Contábil Brasileira. Portugal: 2005. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2018.

SOARES, M. J. Gestão tributária: um estudo sobre a pratica de planejamento tributário adotado por industrias paranaenses. Curitiba: 2008. Disponível em: <http://www.ppgcontabilidade.ufpr.br/system/files/documento/Dissertações/D011.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos