Análise do Planejamento Tributário na Perspectiva da Gestão

Autores

  • Francisco Fabiano Valença da Silva Centro Universitário Leão Sampaio
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Centro Universitário Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1493

Palavras-chave:

Planejamento. Tributos. Gestão

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como ocorre o planejamento tributário nas empresas, na perspectiva da gestão, tendo em vista que o administrador é o grande responsável por todo o processo de planejamento dentro da empresa. Para verificação do problema proposto foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, Bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que as organizações de forma geral não realizam o planejamento tributário, nem tampouco o seu contador participa ou realiza esse tipo de planejamento. Salienta-se que o Planejamento tributário é capaz de contribuir de forma significativa com a redução dos custos da empresa, por meio de um estudo detalhado não somente dos tributos que deverão ser pagos, como também da escolha do regime de tributação mais adequado e da análise minuciosa dos demonstrativos e da própria legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fabiano Valença da Silva, Centro Universitário Leão Sampaio

Discente do Curso de Contabilidade.

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, Centro Universitário Leão Sampaio

Docente no Centro Universitário Leão Sampaio.

Referências

ACEVEDO, Claudia Rosa. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágios, MBA, dissertações e teses. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009

BRASIL. Código de Tributário Nacional. Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966. Disponível em:<http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/CodTributNaci/ctn.htm.> Acesso em: 27 de novembro de 2017

CARVALHO, C.L. Planejamento tributário nas micro e pequenas empresas. Disponível em: http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/arquivos/b70fcabae1.pdf>. Acesso em: 28 de novembro de 2017

COSTA, Daniel Fonseca. O controle e as informações contábeis nas pequenas empresas: um estudo na cidade de Formiga, 2012. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade Vale do Rio Verde. UNINCOR, 2012

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FABRETTI, Láudio Camargo. Fusões, Aquisições, Participações e Outros Instrumentos de Gestão de Negócios: Tratamento Jurídico, Tributário e Contábil. São Paulo: Atlas, 2005.

__________, Láudio Camargo. Prática Tributária da Micro, Pequena e Média Empresa. 6º ed. revisada e atualizada, São Paulo, Atlas, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HEIN, André Fernando e PAETZOLD, Márcio Dorinel Hermes, Planejamento Tributário com Ênfase em Tributos Federais. Marechal Cândido Rondon: 2003. 113p. Monografia de Graduação – Unioeste.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

_________, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, André Charone Tavares Lopes. O papel do contador na gestão tributária dos pequenos empreendimentos. Disponível em: <https://www.classecontabil.com.br/artigos/o-papel-do-contador-na-gestao-tributaria-dos-pequenos-empreendimentos> Acesso em 15 de novembro de 2017

OLIVEIRA, Luís Martins; CHIEREGATO, Renato; HERNANDEZ, José; GOMES, Marliete Bezerra. Manual de Contabilidade Tributária. 4º ed. São Paulo, Atlas, 2005.

PRADO, Eliane Cristina Pires. O papel e a atuação do contador tributário. Disponível em: < http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/rcger/article/viewFile/1611/1543> Acesso em: 27 de novembro de 2017

REZENDE, Amaury José; PEREIRA, Carlos Alberto; ALENCAR, Roberta Carvalho. Contabilidade Tributária: Entendendo a lógica dos tributos e seus reflexos sobre os resultados das empresas. São Paulo, Atlas, 2010.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá/MG, n. 04, p.129-148, maio de 2008.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

VERGARA, Sylvia Constant. Relatórios e projetos de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

YOUNG, Lúcia Helena Briski. Planejamento Tributário: Fusão, Cisão e Incorporação. Curitiba: Jaruá, 2006.

ZANLUCA, Júlio César. A importância da gestão tributária nas empresas. Disponível em: < http://www.portaltributario.com.br/artigos/gestaotributaria.htm> Acesso em 27 de novembro de 2017

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos