Contabilidade Rural: Um estudo com Pequenos Produtores Rurais do Sítio Barra no Munícipio de Orós, Ceará-Brasil

Autores

  • Eliza Costa Dias Faculdade Vale do Salgado
  • Marzo Tereshkove Anacleto e Andrade Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1489

Palavras-chave:

Contabilidade Rural. Pequeno Produtor. Agricultura.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a utilização da contabilidade do pequeno produtor rural do Sítio Barra em Orós, Ceará-Brasil. O mesmo foi desenvolvido no Sitio Barra, município de Orós, e transcorreu no período de agosto a outubro de 2018. Caracterizar-se por ser um estudo de natureza básica, com procedimento exploratório e foi adotado uma abordagem quantitativa. Tiveram como objeto de pesquisa dez produtores rurais. O instrumento de pesquisa usado foi um questionário estruturado e sua tabulação foi efetuada pelo uso do programa Microsolf Excel, versão 2016, onde a análise dos dados procedeu por distribuição de frequência relativa. Através da análise dos resultados, foi possível observar que os agricultores pesquisados não utilizam a contabilidade em nenhuma forma nas suas atividades rurais, entretanto demonstraram o interesse por conhecimentos e esclarecimentos sobre contabilidade e no que essa possa acrescentar na melhoria das atividades dos agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Costa Dias, Faculdade Vale do Salgado

Graduanda do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Marzo Tereshkove Anacleto e Andrade, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Sistema Agroindustrial na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor do curso Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-FVS).  Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO).

Referências

AURÉLIO, B. H. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

CALDERELLI, A. Enciclopédia Contábil e Comercial Brasileira. 28 ed. São Paulo: CETEC, 2003.

CALLADO, A. A. C; CALLADO, A. L. Gestão de custos para empresas rurais. 2005. Disponível em: <http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio.pdf > Acesso em: 30 set. 2018.

CALLADO, A. A. C. Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2011.

CHAGAS, M. F. et al. O USO DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE NA ATIVIDADE RURAL. Diálogos em Contabilidade: Teoria e Prática, v. 2, n.1, 2014.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: Uma abordagem decisorial. 3. Ed.São Paulo: Atlas, 2005.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: Uma abordagem decisorial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, A. R. Contabilidade Rural e agricultura familiar. Rondonópolis: A.R. Gomes, 2002.

BORILLI, S. P. et al. O USO DA CONTABILIDADE RURAL COMO UMA FERRAMENTA GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO DOS PRODUTORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE TOLEDO – PR. Rev. Ciên. Empresariais da UNIPAR, v.6, n.1, 2005.

LEONE, G. S. G. Curso de Contabilidade de Custos. São Pulo: Atlas, 2000.

MARION, J. C. Contabilidade Rural: Contabilidade Agrícola, Contabilidade da Pecuária, Imposto de Renda – Pessoa Jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RATKO, A.T. Contribuições da contabilidade rural para propriedade agrícola de pequeno porte. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia de Ciências Contábeis) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Pato Branco, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos