Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1482Palavras-chave:
Gestão escolar, inclusão, Síndrome de Down, assessoria pedagógicaResumo
O tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola.
Downloads
Referências
AINSCOW, Mel. Desarrolo de escuelas inclusivas: ideas, propuestas y experiencias para mejorar las instituciones escolares. 2 ed. Madrid: Narcea, 2010.
BAUTISTA, Rafael. Necessidades educativas especiais. 2 ed. Lisboa: Dinalivro, 2012.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
CARVALHO, RositaEdler. Educação inclusiva com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2012.
DOTTI, Corina Michelon. Diversidade e inclusão: reconfiguração da prática pedagógica. 12 ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.
GOMES, Márcio. Construindo trilhas para a inclusão. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GORLA, José Irineu. Educação Física Adaptada. São Paulo: Phorte, 2013.
MANTOAN, Maria Teresa Édler. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015
OLIVEIRA, Carolina da Cruz Jorge de. Ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem: internalizando novos saberes. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 09, 2012. Disponível em < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/02_26_39_249-6896-1-PB.pdf>. Acesso em 1º de agosto de 2017.
ROLDÃO, Maria do Céu. Diferenciação curricular e inclusão. In RODRIGUES, David (org.) Perspectivas sobre a Inclusão: da educação à sociedade. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 85-99.
SAMPAIO, Cristiane T., SAMPAIO, Sônia Maria R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2010.
SILVA FILHO, Raimundo Barbosa da; BARBOSA, Elma do Socorro Coutinho. Educação Especial: da prática pedagógica à perspectiva da inclusão. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 353-368, jul./dez. 2015.
SILVA, Maria Odete Emydio da. A análise de necessidades na formação contínua de professor: um contributo para a integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. 2 ed. São Paulo: AVERCAMP, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.