Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down

Denise Rodrigues Dantas, Juan Pablo Weschollek Acosta

Resumo


O tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola.

 

 


Palavras-chave


Gestão escolar; inclusão; Síndrome de Down; assessoria pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


AINSCOW, Mel. Desarrolo de escuelas inclusivas: ideas, propuestas y experiencias para mejorar las instituciones escolares. 2 ed. Madrid: Narcea, 2010.

BAUTISTA, Rafael. Necessidades educativas especiais. 2 ed. Lisboa: Dinalivro, 2012.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

CARVALHO, RositaEdler. Educação inclusiva com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2012.

DOTTI, Corina Michelon. Diversidade e inclusão: reconfiguração da prática pedagógica. 12 ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.

GOMES, Márcio. Construindo trilhas para a inclusão. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GORLA, José Irineu. Educação Física Adaptada. São Paulo: Phorte, 2013.

MANTOAN, Maria Teresa Édler. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015

OLIVEIRA, Carolina da Cruz Jorge de. Ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem: internalizando novos saberes. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 09, 2012. Disponível em < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/02_26_39_249-6896-1-PB.pdf>. Acesso em 1º de agosto de 2017.

ROLDÃO, Maria do Céu. Diferenciação curricular e inclusão. In RODRIGUES, David (org.) Perspectivas sobre a Inclusão: da educação à sociedade. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 85-99.

SAMPAIO, Cristiane T., SAMPAIO, Sônia Maria R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2010.

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa da; BARBOSA, Elma do Socorro Coutinho. Educação Especial: da prática pedagógica à perspectiva da inclusão. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 353-368, jul./dez. 2015.

SILVA, Maria Odete Emydio da. A análise de necessidades na formação contínua de professor: um contributo para a integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. 2 ed. São Paulo: AVERCAMP, 2012.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: