Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência Intelectual através de Estratégias Mobilizadas pelos Professores da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1474Palavras-chave:
Aprendizagem. Deficiência Intelectual. Inclusão. Prática PedagógicaResumo
Discutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas. Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão. Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade.
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