Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência Intelectual através de Estratégias Mobilizadas pelos Professores da Educação Infantil

Autores

  • Jainy Mikaely Alves Landim Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Marta Callou Barros Coutinho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1474

Palavras-chave:

Aprendizagem. Deficiência Intelectual. Inclusão. Prática Pedagógica

Resumo

Discutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas.  Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão.  Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jainy Mikaely Alves Landim, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Marta Callou Barros Coutinho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected]

Referências

AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION. Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio. 10ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARBOSA, M.O.; DUARTE, L. N. Deficiência Intelectual e Escolarização: uma análise das produções científicas. Comunicações Piracicaba, v. 23 n. 3 Número Especial p. 351-368 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.

______, Ministério da Educação. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF, 2007.

______, Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Inclusão: revista da educação especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, v.4, n.1, p. 7-17, jan-jun. 2008.

COUTINHO, M. C. B.; A construção de saberes docentes para a inclusão das pessoas com deficiência: um estudo a partir dos professores do curso de Pedagogia do Sertão Pernambucano. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa.Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar um Projeto de Pesquisa. 4ªed. – São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, A. L. L.; FERNANDES, A. C.; BATISTA, C. A. M; SALUSTIANO, D. A.; MANTOAN, M. T. E.; FIGUEIREDO, R. V. Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Mental. Brasília – DF, 2007.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica.7º ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM-5 - American PsychiatricAssociation. 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID – 10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SEESP/MEC. Declaração de Salamanca: recomendações para a construção de uma escola inclusiva. Coordenação geral: SEESP/MEC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 1994.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Comment