A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem

Autores

  • Maria do Socorro Gomes Filha Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1473

Palavras-chave:

Timidez. Aprendizagem. Educação Infantil

Resumo

Este artigo foi realizado a partir das reflexões no que diz respeito à manifestação da timidez em sala de aula das crianças em fase de desenvolvimento da aprendizagem, e foi embasado nas discussões de autores como Vygotsky 1989, ), Albisseti (1998) e Bravin (2013), dentre outros. O objetivo foi identificar quais os cuidados que a escola, professores e família devem ter com suas crianças tímidas. O autor citado traz a contribuição das interações sociais entre os sujeitos, considerando fundamental para o processo de aquisição de conhecimentos e da consciência. Na escola, a criança conviverá com outras pessoas da mesma idade e de diferentes faixas etárias, sendo assim, quais são as consequências da timidez e quando ela pode afetar o processo ensino-aprendizagem na construção dos conhecimentos e o que a escola pode fazer para colaborar com a sociabilidade dessas crianças? O trabalho foi impulsionado por tais questões.  Investigou-se a timidez como fator prejudicial à aprendizagem e conclui que a escola deve auxiliar os alunos tímidos a se sentirem seguros no âmbito escolar. A pesquisa teve como justificativa que a timidez costuma não ser observada dentro das salas, pois a criança tímida não causa problemas, e com isso, não chama atenção. Constatou-se como resultados que a timidez excessiva prejudica a criança e cuidados devem ser tomados, pois envolve baixa-estima, interações, medos e privações, o que dificulta um desenvolvimento saudável em vários aspectos do processo ensino e aprendizagem. Diante disso, buscou-se abordar aqui os aspectos mais relevantes, apoiados no que orienta a Lei de Diretrizes e Bases – LDB nos art. 29, 30 e 31. A qual vai além de um simples educar, busca a compreensão de como se processa e internaliza a aprendizagem de crianças tímidas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Gomes Filha, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected]

Referências

ALBISSETTI, Valério. Pode-se vencer a timidez? São Paulo: Paulinas. 1998

AMARO, Deigles G. Psicologia e Educação: Educação Inclusiva, Aprendizagem e Cotidiano Escolar. 1° Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

AXIA, G. A Timidez: Um dote precioso do patrimônio genético humano. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 2003.

BRASIL, LDB - Lei de Diretrizes e Base da Educação da Educação Infantil, Nº 9394/96.

BRAVIN, Pablo de Paula. Como acabar com a timidez. 2013. Disponível em: < http://networking.com.vc/artigos/como-acabar-com-a-timidez> . Acesso em: setembro. 2018

CABALLO, Vicente E.; SIMÓN, Miguel Ángel. Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos. 1 ed. Reimpr. São Paulo: Santos, 2015.

CALDAS, C.F.A. Monografia: Auto Estima e Timidez Infantil. Brasília/DF, 2005. Faculdade De Ciências Da Saúde.

CHEEK, J. M., e Buss, A. H. (1981). Shyness and sociability. Journal of Personality and Social Psychology, 21, 1, 330 - 339.

COLL, Cezar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús; COLS. Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artimed, 2010.

DEL PRETTE, A. e DEL PRETTE, Z. A. P. (203-2005-2008). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância – Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes. 2008

GONÇALVES, E. S.; MURTA, S. G. Avaliação dos Efeitos de uma Modalidade de Treinamento de Habilidades Sociais para Crianças, 2008.

RAMPAZZO, Lisnéia. Psicologia geral. São Paulo: Pearson Education, 2009.

SANTOS, F.M. Monografia: Consequências Psicológicas e Sociais da Timidez. Caruaru, 2011. Faculdade do Vale do Ipojuca – Favip.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

_____________. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1987.

______________Teoria das emocões: estudo histórico-psicológico. Madrid: Akal, 2004 (Texto original de 1933).

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Comment