Viabilidade para a Instalação de um Hotel em Missão Velha-CE

Autores

  • Rozires Silva dos Santos Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Wesley Barros Viana Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Manoel Leal Costa Netto Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1471

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Hotelaria. Viabilidade.

Resumo

O presente estudo procurou como objetivo geral, investigar a viabilidade econômica e financeira de um empreendimento no ramo hoteleiro na cidade de Missão Velha-CE, ponderando as características e dados que se referem ao mercado local, para estabelecer de forma segura as estratégias para a implantação do hotel, sendo realizada a análise de mercado local. De maneira metodológica, foi realizada uma pesquisa de opinião pública com cunho descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi aplicada ao público participante entre os dias 06 e 08 de novembro de 2018. Utilizou-se de um questionário com 09 perguntas, distribuídas entre abertas e fechadas. Foram aplicadas por intermédio do Google Forms Questionários. Em seguida com os dados coletados, ocorreu a tabulação pelo auxilio do software Excel. Com resultados obtidos, conclui-se que existe uma viabilidade positiva para a instalação do empreendimento na cidade citada. Percebeu-se também que os clientes desejam qualidade, limpeza, segurança e bom preço nos serviços ofertados pelos hotéis, bem como outros aspectos relevantes, que podem ser usados como diferencial competitivo.

Downloads

Referências

BERNARDI, L. A. Manual de Plano de Negócios: Fundamentos, Processos e Estruturação. São Paulo: Atlas, 2013.

CAON, M. Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria. São Paulo: Atlas, 2008.

CHIAVENATO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. 9. ed. Rio de Janeiro: Manole, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

__________________. Empreendedorismo. Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, v. 2, 2005.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 3, 2008.

HIRSCH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Scielo Bookman, São Paulo, v. 44, n. 3, 2004. ISSN 126.

IBGE. Estatísticas de empreendedorismo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, p. 1-93. 2017.

NOGUEIRA, C. R. D. A. T.; ALMEIDA, M. R. D. A. Plano de negócios e planejamento estratégico: ferramentas que geram vantagem competitiva. VIII Convibra Administração, 2011.

PEREIRA, F.; COUTINHO, H. Hotelaria: Da Era Antiga aos Dias Atuais. Revista Eletrônica Aboré, Manaus, n. 03, 2007. Disponivel em: <http://www.revistas.uea. edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Francisca%20Felix%20Pereira.pdf>. Acesso em 08 ago. 2018.

PINHEIRO, J. Hotelaria: Um Estudo de Caso da Rede Othon de Hotéis. Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. 2002.

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, v. 12, 1991.

SEBRAE. Como Elaborar um Plano de Negócios. Brasília. 2013.

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. p. 76. Brasília. 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Artigos