O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobral

Resumo


O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.

 

 


Palavras-chave


Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1456

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