A Importância da Participação da Família na Educação Escolar

Autores

  • Sheylla Michelle Barros Ferreira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1452

Palavras-chave:

Participação. Família. Educação

Resumo

O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola.   O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos.

                                                 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheylla Michelle Barros Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected]

 

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069, de julho de 1990. L.IV p. 18, ART. 60.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), Lei nº 9394 de 1996 T. 1 Art. 1º, p. 7, T. III, Art. 5.

CORTELLA, Mário Sérgio – Educação Convivência e Ética. Cortez Editora. São Paulo, 2015.

COSTA, Antônio Carlos Gomes – Escola/família.Revista Nova Escola – Ministério da Educação – FNDE, Brasília, junho/julho – 2006.

MANTOAN, Maria Teresa. Disponível em: <https://inclusaoja.com.br/category/ opiniao/maria-teresa-mantoan/ > Acesso em 10 out. 2016.

MARCELO, Rosa Maria – Relação família – Escola – São Paulo, FTD, 2009.

MENDONÇA. I. Interações. Revista Educar para crescer. Editora Abril. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/>. Acesso em: 30 out. 2016.

NOBILE, E. F. Escola e família constuindo novas relações, Revista Nova Escola- Junho / Julho, 2006, p. 32.

SAYÃO, Rosely. Ser e fazer. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 jul. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/2014/07/1492646-ser-e-fazer.shtml>. Acesso em: 30 set. 2016.

SILVA, Claudete Maria – Profª. Formação, Magistério, Fevereiro, 2007.

TIBA, Içami. Pais e Educadores de Alta Performance. Integrare Editora e Livraria Ltda., 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Comment