Energia Solar: Análise Comparativa quanto ao Nível de Conhecimento, Utilização e Importância Sobre a Ótica de Moradores de dois bairros da Cidade de Juazeiro do Norte – CE

Autores

  • Jéssica Raissa Lima da Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Manoel Leal Costa Neto Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1447

Palavras-chave:

Energia. Meio ambiente. Sustentável.

Resumo

O estudo abordado irá mostrar a importância da energia solar, pois ela é considerada uma forma alternativa e limpa de geração de energia, sem causar queimas ou outro prejuízo ao ecossistema. O sol é fonte de energia renovável, o uso deste tipo de energia é uma das alternativas mais favoráveis. Nos dias atuais vários países procuram usar as fontes de energias alternativas e renováveis, com o intuito de substituir pelas fontes tradicionais devido ser um tipo de fonte energética poluidora no qual causa muitos danos ao meio ambiente interferindo o presente e as futuras gerações. O objetivo desse projeto é mostrar os benefícios da energia solar de análise comparativa quanto ao nível de conhecimento, utilização e importância sobre a ótica de moradores de dois bairros da cidade de Juazeiro do Norte- CE. O método utilizado para realização desse estudo tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta um questionário semiestruturado. Os resultados alcançados foi o conhecimento de clareza dos moradores dos dois bairros mencionados quanto a utilização e importância da Energia Solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, R. Muito além da economia verde. São Paulo: Ed. Abril, 2012.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2008.

BACHA, Maria de Lourdes: Considerações teóricas sobre o conceito de Sustentabilidade. Trabalho apresentado no VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2010.

BAIRD, Colin. Química Ambiental.Com tradução de Maria Angeles Lobo Reeio e Luiz Carlos Marques Carrera. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BERTUCCI, J. L. O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC). São Paulo: Atlas, 2008.

CABRAL, Isabelle; VIEIRA, Rafael. Viabilidade econômica x viabilidade ambiental do uso de energia fotovoltaica no caso brasileiro: uma abordagem no período recente. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2012.

FIELD, Barry C.; FIELD, Martha K. Introdução à Economia do Meio Ambiente [recurso eletrônico]. 6. Ed. São Paulo: Mc Graw Hill Education, 2014.

JARDIM, C. S. A inserção da geração solar fotovoltaica em alimentadores urbanos enfocando a redução do pico de demanda diurno. 2007. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LOPES, L. F. da R. Importância da energia renovável para o meio ambiente. 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PORTO, Laura. Energias Renováveis. Ministério de Minas e Energia: Diretora do Departamento de Desenvolvimento Energético. São Paulo, 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho Científico. 23. Ed. rev. e atual. -São Paulo: Cortez, 2007.

VELOSO, Christiane Carvalho; AGUSTINHO, Ana Gláucia Sousa. Sustentabilidade Empresarial: estratégia das empresas inteligentes: teoria e prática. 1. Ed. Curitiba: Appris Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos