Sentidos de impeachment em denúncias contra Dilma Rousseff: uma análise a partir da semântica do acontecimento.

Danilo Sobral de Souza, Adilson Ventura

Resumo


Neste trabalho é feita uma análise de excertos de duas denúncias de crime de responsabilidade fiscal contra a então presidente do Brasil Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), redigidas por Janaína Paschoal, Miguel Reale Junior e Hélio Bicudo. Essa análise é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Os sentidos de impeachment no caso Dilma Rousseff: uma análise semântica”. Nosso objetivo é analisar os sentidos de impeachment partindo da hipótese de que impeachment, no corpus observado, pode remontar memoráveis alheios aos do campo jurídico. Para tanto, faz-se uso dos procedimentos de análise da Semântica do Acontecimento (SA), proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2009, 2010, 2011). Devido ao entendimento de não-transparência da língua, a teoria permite que se observem os sentidos e as relações dos termos em textos a partir das relações históricas. Após observar as relações de reescritura e articulação, sendo a primeira a forma que o termo é redito ao longo do texto e a segunda as relações do termo com os seus termos periféricos, constroem-se DSDs (Domínio Semântico de Determinação) para exibir as relações de sentido de impeachment no corpus observado. Além disso, são pensadas as possibilidades de paráfrase que sustentam as possíveis conclusões. Entende-se ao final deste trabalho que os enunciados observados podem apresentar sentidos distintos de impeachment, sejam sustentados no âmbito político, jurídico ou moral.


Palavras-chave


Semântica do acontecimento; Sentidos; Impeachment; Dilma Rousseff.

Texto completo:

PDF

Referências


GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes. 2002.

_____. Domínio semântico de determinação. In: Guimarães, E. & M.C. Mollica. A palavra. Forma e sentido. Campinas, Pontes. 2007a.

______. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, 2009.

______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, Editora RG. 4 ed. 2010

______. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.

SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2002.

_____. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2002. [1916]




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: