Sentidos de impeachment em denúncias contra Dilma Rousseff: uma análise a partir da semântica do acontecimento.

Autores

  • Danilo Sobral de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adilson Ventura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1443

Palavras-chave:

Semântica do acontecimento, Sentidos, Impeachment, Dilma Rousseff.

Resumo

Neste trabalho é feita uma análise de excertos de duas denúncias de crime de responsabilidade fiscal contra a então presidente do Brasil Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), redigidas por Janaína Paschoal, Miguel Reale Junior e Hélio Bicudo. Essa análise é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Os sentidos de impeachment no caso Dilma Rousseff: uma análise semântica”. Nosso objetivo é analisar os sentidos de impeachment partindo da hipótese de que impeachment, no corpus observado, pode remontar memoráveis alheios aos do campo jurídico. Para tanto, faz-se uso dos procedimentos de análise da Semântica do Acontecimento (SA), proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2009, 2010, 2011). Devido ao entendimento de não-transparência da língua, a teoria permite que se observem os sentidos e as relações dos termos em textos a partir das relações históricas. Após observar as relações de reescritura e articulação, sendo a primeira a forma que o termo é redito ao longo do texto e a segunda as relações do termo com os seus termos periféricos, constroem-se DSDs (Domínio Semântico de Determinação) para exibir as relações de sentido de impeachment no corpus observado. Além disso, são pensadas as possibilidades de paráfrase que sustentam as possíveis conclusões. Entende-se ao final deste trabalho que os enunciados observados podem apresentar sentidos distintos de impeachment, sejam sustentados no âmbito político, jurídico ou moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Sobral de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGLIN/UESB. Graduado em Letras Modernas (Português/Inglês) pela UESB. E-mail: [email protected]

Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé (2001), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. E-mail: [email protected]

Referências

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes. 2002.

_____. Domínio semântico de determinação. In: Guimarães, E. & M.C. Mollica. A palavra. Forma e sentido. Campinas, Pontes. 2007a.

______. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, 2009.

______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, Editora RG. 4 ed. 2010

______. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.

SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2002.

_____. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2002. [1916]

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos