Análise de Viabilidade da Implantação de uma Loja de Calçados na Cidade de Granito - PE

Marilene Loula de Araújo, Raquel Pereira de Lima, Antonio Raniel Silva Lima

Resumo


Um planejamento de um novo empreendimento torna–se crucial para estabelecer um diferencial competitivo que lhe confira maior chance de sobrevivência diante da intensa inclusão de novas empresas no mercado.Desta forma o presente estudo propõe um Plano de Negócio para analisar a viabilidade de abertura de uma loja de calçados na cidade de Granito-PE. A loja atenderá ao público masculino,feminino e infantil comercializando calçados e acessórios como bolsas, cintos. Aplicado na área calçadista, possibilitando a visão do cenário no qual que se pretende atuar por meio de analises e estratégias que venham a torna-lo mais seguro e eficaz, com isso foram realizadas pesquisas de caráter quantitativo, além de pesquisas de campo e coleta de informações que adicionam no planejamento e na tomada de decisões, os resultados apresentados foram aceitáveis tanto os relacionados aos aspectos financeiros como econômicos.


Palavras-chave


Viabilidade. Empreendedorismo. Setor Calçadista.

Texto completo:

PDF

Referências


ABICALÇADOS. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2018.

BROM, L. G.; BALIAN, J. E. A. Análise de investimentos e capital de giro: conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. – 9. ed. – Barueri, SP : Manole, 2014.

DCI. Diário Industria Comercio e Serviços. Disponivel em: . Acesso em 17 out. 2018.

DICIONÁRIO FINANCEIRO. Disponivel em: . Acesso em: 30 set. 2018.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Transformando Ideias em negócios 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

FONSECA, J.J.S.Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

_____________. Administração de Marketing. 14. Ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2012.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

LUECKE, Richard. Ferramentas para empreendedores. Rio de Janeiro: Record, 2007

MIRANDA, Maria Bernadete. Revista Virtual Direito Brasil. Vol. 6. nº. 1. 2012

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2001.

PAIVA, L,M. LEPRE, M, A. PINHEIRO, W. A importância do Planejamento Estratégico. Artigo cientifíco. Curso de Administração das Faculdades Integradas do Vale do Ivai, 2010.

PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento Estratégico: teorias, modelos e processos. Atlas; São Paulo, 2010.

ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

SILVA, Kayth Murielly. A qualidade no atendimento ao cliente como fator de crescimento empresarial araguaína-to 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2018.

SEBRAE. Como elaborar um plano de negócio. 2013. Disponivel em acesso em 31 de agos de 2018.

VIANNA, William Barbosa. O design na Pesquisa Quali-Quantitativa em Engenharia de Produção – Questões Epistemológicas.Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC - Brasil www.producaoonline.inf.br ISSN 1676 - 1901 /Vol.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1430

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: