A Hidroterapia no Tratamento de Indivíduos com Fibromialgia
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1429Palavras-chave:
Fibromialgia, hidroterapia, dor, qualidade de sonoResumo
Fibromialgia é uma patologia de etiologia desconhecida que acomete principalmente as mulheres, seguido de crianças e idosos e se caracteriza por dores musculares difusas que podem estar associadas a distúrbios do sono, fadiga crônica e distúrbios psíquicos e intestinais ou em grupos. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da hidroterapia no alívio de dores e na qualidade do sono de indivíduos com fibromialgia. Trata-se de um estudo do tipo ensaio clínico, descritivo e exploratório, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Vitória da Conquista, Bahia. A população do estudo foi representada por 13 indivíduos do sexo feminino com fibromialgia, cadastrados no Núcleo de Estudos em Fisioterapia de uma instituição privada. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico acrescido da avaliação da qualidade do sono através do questionário de Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e para mensurar a intensidade de dores a Escala Visual Analógica (EVA). Após isso, deu-se início a intervenção composta por exercícios no meio aquático. Por fim o questionário de Pittsburgh (IQSP) e a Escala Visual Analógica (EVA) foram novamente aplicados nos indivíduos. Conclui-se, após a comparação dos dados, que a hidroterapia é eficaz enquanto tratamento para a fibromialgia, melhorando a qualidade de sono e agindo para o alívio de dores.
Downloads
Referências
ÁLVARES, T. T.; LIMA, M. E. A. Fibromialgia: interfaces com as LER/DORT e considerações sobre sua etiologia ocupacional. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.3, 2010.
AZEVEDO, P. W.; BRITO, L. C. N. Efeitos da Hidrocinesioterapia Associada Crioterapia na Gonartrose - Um estudo de caso. Ensaios e Ciência Agrárias e da Saúde, Campo Grande, v.16, n.1, 2012.
BARROS, T. R. M.; et al. Perfil de participantes do projeto “Hidroterapia, exercícios aeróbios e alongamento no tratamento de portadores de fibromialgia”. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015.
BATISTA, J. S.; BORGES, A. M.; WIBELINGER, L. M. Tratamento Fisioterapêutico na Síndrome da dor Miofascial e Fibromialgia. Rev Dor. São Paulo, v. 13, n.2, 2012.
BATISTA, T.; ALFAIATE, V.; SILVA, V.; GOMES, M.; ALVES, S. Os efeitos da hidroterapia na fibromialgia – revisão de literatura. Revista de Ciências da Saúde da ESSCVP, v. 3, n. 1, p. 26-32, 2011.
BRAZ, A. S. et al. Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 51, n. 3, 2011.
BUYSSE, D. J, REYNOLDS, C. F. 3rd, MONK, T. H., BERMAN, S. R., e KUPFER, D. J. The Pittsburgh Sleep Quality Index: a new instrument for psychiatric practice and research. Psychiatry Research, 28(2), 193-213. (1989)
BUENO, R. C. et al. Exercício físico e fibromialgia. Cad. Ter. Ocup, v. 20, n. 2, p. 279-285, 2012.
FERRO, C. Correlação dos distúrbios do sono e parâmetros subjetivos em indivíduos com fibromialgia. Disponível em http://www.unioeste.br/projetos/elrf/monografias/2005/pdf/claudia.pdf 2005
HECKER, C. D. et al. Análise dos efeitos da cinesioterapia e da hidrocinesioterapia sobre a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia: um ensaio clínico randomizado. Fisioter mov., Curitiba v. 24, n. 1, 2011.
HIDALGO, D. C. Atualização em Fibromialgia. Medicina Legal de Costa Rica. Costa Rica, v. 30, n. 1, 2013.
SILVA, M. R. Hidroterapia no tratamento da fibromialgia. Monografia apresentada ao curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Ariquemes - RO, 2014.
SILVA, K. M. O. M, et al. Efeito da hidrocinesioterapia sobre qualidadede vida, capacidade funcional e qualidade do sono em pacientes com fibromialgia. Rev Bras Reumatológica, São Paulo, v.52, n.1, p.846, 2012.
SOARES, R. L. S.; SILVA, R. O.; CARVALHO, V. C. P. Os efeitos da Fisioterapia Aquática no Tratamento da Fibromialgia. Revista Inspirar movimento e saúde, v.3, n.6, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.