O Comércio Eletrônico como Estratégia Competitiva para a Sustentabilidade Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1418Palavras-chave:
E-commerce. Comportamento do Consumidor. Decisão de CompraResumo
Esse artigo tem como objetivo geral identificar os principais fatores que influenciam os consumidores a optar pelo comércio eletrônico. Para o alcance do mesmo, foi realizada uma pesquisa de opinião pública. A pesquisa conta com uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, com amostra não probabilística. A pesquisa foi realizada na cidade de Porteiras-CE. O instrumento de coleta de dados aconteceu por meio de um questionário contendo 11 (onze) perguntas, sendo 08 (oito) fechadas e 03 (três) abertas. Como resultados, foram identificados que os preços acessíveis e as promoções influenciam os consumidores a realizarem compras na internet. Percebeu-se também que os serviços prestados pelo comércio eletrônico deixam um pouco a desejar, por conta das informações sigilosas e dados pessoais que são inseridas pelos clientes na internet.
Downloads
Referências
ALBERTIN, A.L. Comércio Eletrônico: Modelo, aspectos e Contribuições de sua aplicação. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 200. 274 p.
ALMEIDA, Maria Lucia Pacheco de . Tipos de Pesquisa. In. Como Elaborar Monografia. 4. Ed. Rev. Estual. Belém: Cejup. 1996. Cap. 4, p. 101-110.
COBRA, M. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007
CHING, H. Y. Gestão Estratégica de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DICIONÁRIO do Aurélio. 2018. Disponível <https://dicionariodoaurelio.com/comercio>. Acesso em: 25 mar. 2018.
FAGUNDES, E. O que é E-commerce. 2009. Disponível em: <http://efagundes.com/artigos/o-que-e-e-commerce/>. Acesso em: 25 mar. 2018.
FOWLER, Floyd. Pesquisa de Levantamento. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GREGORES, Valéria E de M. Compra e Venda Eletrônica e suas Implicações. São Paulo: Método, 2006.
IDESIS, Leandro. E-commerce e E-business. 2010. Disponível em:
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9iEAK/comercio-eletronico>. Acesso em: 25 mar. 2018.
LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
NAKAMURA, Rodolfo Reijiro. E-Commerce na Internet: Fácil de Entender. São Paulo: Érica, 2001.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 4. ed. São Paulo: Campus, 2007.
SILVA, J. C.; ROMANI, R.; MELO, I. E. Comércio Eletrônico: Modelos de Negócios na Internet. 2004.
TASSABEHJI, R. Applying. E-commerce in Business. 1. ed. London: SAGE Publications Limited, 2003.
TEIXEIRA, Jayme Filho. Comercio Eletrônico. Senac Nacional. 2001. ISBN 85-8786-408-4
TURBAN, Efraim., KING, David. Comércio Eletrônico Estratégia e Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004
PITWAK, Ana Carolina e FERREIRA, Camila Lopes. A Utilização do E-commerce Como Diferencial das Organizações Para a Conquista de Mercado. 2009.
SERRA, C. B. R. O Comércio Eletrônico e suas Implicações na Indústria de Software. Monografia de Bacharelado, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico Modelo Aspectos e Contribuições. São Paulo: Atlas, 2000.
GOBERTO, M. Desvantagens do Comércio Eletrônico. 2012. Disponível
em:<https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/desvantagens-do-comercio-eletronico>. Acesso em:04 maio. 2018. As 11:20
COSTA, F. E-COMMERCE: Vantagens e Desvantagens. 2016. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/e-commerce-vantagens-e-desvantagens/100697/>.Acesso em: 04 maio.2018 as 11:51
VIEIRA, Valter Afonso. Comportamento do Consumidor. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
CAMMINO, Entenda o Processo de Decisão e Compra dos Consumidores Online. 2014. Disponível em < http://www.cammino.com.br/blog/entenda-o-processo-de-decisao-e-compra-dos-consumidores-online/>. Acesso em: 04 maio. 2018.
REZENDE, Fatores Influenciadores nas Decisões de Consumo. 2013. Disponível em <http://www.implantandomarketing.com/fatores-influenciadores-nas-decisoes-de-consumo/>. Acesso em: 05 maio. 2018.
FRASSON, Decisão de Compra do Cliente: 5 Passos Para Saber Como ele Ocorre. 2012. Disponível em <http://www.comunicacaoetendencias.com.br/decisao-de-compra-do-cliente-5-passos-para-saber-como-ela-ocorre>. Acesso em: 05 maio 2018.
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Aurélio. Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
LAS CASAS, Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. São Paulo: Atlas, 2010.
TORRES, Claudio. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. 2010.Ebook.Disponívelem<http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_Internet_TORRES.pdf> Acesso em 12 maio 2018 as 15:00
SEGURA, M. C. O estudo do Marketing Digital versus Marketing Tradicional e a Percepção das suas Campanhas por Parte dos Consumidores no Mercado Virtual a Tradicional. 2009. f. 51. Dissertação (Mestrado em estatística e Gestão da Informação) - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa,2009.
PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital. 2018. Disponível em <https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/#02>. Acesso em: 12 maio 2018.
CAMPOS, R. Como Estruturar a Logística Para o Meu E-commerce. 2017. Disponível em <https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/como-estruturar-a-logistica-para-o-meu-e-commerce/>. Acesso em: 12 maio 2018.
PRADO, M. Logística Para E-commerce: guia completo para uma gestão eficaz. 2017. Disponível em <https://www.mandae.com.br/blog/logistica-para-e-commerce-guia-completo-para-uma-gestao-eficaz/>. Acesso em: 12 maio 2018.
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. 1 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010.
SEBRAE, N. Vantagens e desvantagens do comércio eletrônico. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/vantagens-e-desva, 3e8a438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD> . Acesso em: 14 maio 2018.
SAMPAIO, D. Tipos de e-commerce. 2017. Disponível em <https://marketingdeconteudo.com/tipos-de-ecommerce/>. Acesso em: 14 maio 2018.
EUGÊNIO, M. E-Business o que é. 2015. Disponível em <https://www.dlojavirtual.com/como-vender/e-business-o-que-e>. Acesso em: 30 maio 2018.
FIGUEIREDO, Iria Luppi. 2009. <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1718/historico_do_comercio_eletronico>. Acesso em: 06 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.