Escola, família e aprendizagem: uma articulação possível

Autores

  • Mônica Maria Siqueira Damasceno
  • Antônia Edileusa Carvalho Duarte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v2i6.140

Palavras-chave:

Família, Escola, Aprendizagem.

Resumo

A interação entre escola e família deve basear-se numa relação recíproca para que se criem condições para o aprendizado da criança. A família constitui-se como peça fundamental no processo educacional, impondo-se como uma variável decisiva no desenvolvimento emocional e de aprendizagem. No entanto, não se constitui como alternativa exclusiva. A escola, e mais diretamente o professor, parecem também possuir papéis relevantes no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Família/escola-professor estão atrelados numa relação de constituição do ser humano, relação esta estabelecida no afeto, cooperação mutua e consciência do papel que cada um deve exercer no processo de construção da aprendizagem. Aprender está vinculado ao ato de educar, e educar não é tarefa exclusiva da escola, dos professores ou dos pais; mas de todos, num processo de educar e educar-se. Este artigo pretende despertar no leitor reflexões acerca da possível relação entre estas instituições, percebendo o quanto esta parceria poderá ser agente promocional do sucesso pessoal e escolar da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-18

Edição

Seção

Administração e Recursos Humanos