Eventos Gastronômicos: A nova Estratégia de Marketing e divulgação utilizada pelos Restaurantes

Autores

  • André Luís Sant´Anna Faculdade Paraíso – FAP. Juazeiro do Norte-CE.
  • Daniele Bastos da Silva faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1344

Palavras-chave:

Marketing, Marketing gastronômico, Cultura regional

Resumo

Os eventos de gastronomia têm assumido importante papel no cenário social na atualidade, não só por representar uma oportunidade de negócio, mas também por configurar uma forma de incentivo ao resgate de técnicas culinárias. É também uma forma de valorização da cultura regional, suas comidas, temperos e iguarias próprias de cada lugar. Essa forma de turismo, tem atraído o interesse dos consumidores,  revelando-se uma importante estratégia de marketing. Este artigo discute o marketing na gastronomia e suas tendências atuais. Os resultados demonstraram que os eventos gastronômicos, têm se apresentado como método eficaz de divulgação de novos pratos e, de criação de laços entre o consumidor e a proposta dos restaurantes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Sant´Anna, Faculdade Paraíso – FAP. Juazeiro do Norte-CE.

1 Médico pela Universidade Gama Filho – RJ. Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Municipal Barata Ribeiro – RJ.  Pós Graduação em Biomedicina do Exercício e do Esporte pela Universidade Federal do Ceará – Fortaleza, CE. Acadêmico de Marketing pela faculdade Paraíso – FAP. Juazeiro do Norte-CE.

Contato: euamoortopedia@gmail.com;

Daniele Bastos da Silva, faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará

2 Cirurgiã Dentista formada pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Ortodontia pela mesma universidade. Acadêmica de Gastronomia pela faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará.



 

Referências

ARRUDA, Nirlene Aparecida. importância da comunicação estratégica empresarial. Rev. Eccom, V. 2 (3), 2011. Disponível em: < http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/421/274>. Acesso em: 28/09/2018.

BRAGA, Roberto M.M. Gestão da Gastronomia. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac, 2012.

BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph. 2002.

CALINO, Carolinne Fortini Dias Rodrigues; COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo; BIZERRA, Carine Camara; GARCIA, Sônia Cardoso Moreira; SÁ, Marco Aurélio Lima de. O Evento como Ferramenta de Atração e Retenção de Clientes no Setor Gastronômico. 2014. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/1620418.pdf >. Acesso em: 28/09/2018.

CAMPOS, Wagner. O que é Estratégia Competitiva? 2009. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-a-estrategia-competitiva/28236/>. Acesso em: 28/09/2018.

COELHO, Diogo. Eventos: conceitos, classificação e tipologia. Disponível em: < https://slideplayer.com.br/slide/3683156/ >. Acesso em: 28/09/2018.

COSTA, Benny Kramer; MARINHO, Luciana Freire de Lima Marinho; ALMEIDA, Célio Mauro Placer de Almeida. Marketing de relacionamento: Uma Estratégia para a Indústria Hoteleira na Captação e Realização de Eventos. In: Anais...VII Semead - Seminários em Administração, São Paulo, 2004.

DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil. 1ª Edição, Rio de Janeiro(RJ): Rocco, 2004.

EDMUNDO, Yuri. Estratégias de Crescimento da Empresa. 2013. Disponível em: < https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estrategias-de-crescimento-da-empresa/70596/>. Acesso em: 28/09/2018.

ENGEL, James. F; BLACKWELL, Roger.D; MINIARD,Paul.W. Comportamento do consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: Pioneira Thompson Learning, 2005.

FÉLIX, Joana D´Arc Bicalho, ARGOLO, Gisele Dias. Marketing na atmosfera gourmet: estratégias das empresas e atributos valorizados por clientes. Monografia (Graduação), Brasília, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS, 2015.

FRANCO, Ariovaldo. De caçador a Gourmet, p. uma história da gastronomia. São Paulo, p. Editora Senac São Paulo, 4ª ed. rev., 2006.

GRONROSS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

GUMMESSON, Evert. Marketing de relacionamento total: gerenciamento de marketing, estratégia de relacionamento, abordagens de CRM para economias de rede. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios do Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, Philip ; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva., 2003.

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos, p. Procedimentos e Técnicas. São Paulo, p. Manole, 5ª Edição, 2010.

MARTINS, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo, p. Atlas, 2003.

MEIRELLES, Gilda Fleury.Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.

MELLO, Eliane Fissicaro. Antecedentes da lealdade dos consumidores de telefonia celular pós-pago. 2008. 139 f. Dissertação de mestrado em Administração - Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2008.

PRIDE, William M; FERREL, O.C. Marketing: conceitos e estratégias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SANTOS, Beatriz; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2005.

SCHIMITT, Bernd. Marketing Experimental: Sua Empresa e suas marcas conquistando o sentir e o pensar, o agir e o identificar-se dos clientes. 1.ed. Nobel, 2000.

THOMPSON JR. Arthur A., STRICKLAND III A.J., GAMBLE John E.; tradução Roberto Glaman, Kátia Aparecida Roque; revisão técnica Charles Kirschbaum, Tatiana Iwai. Administração Estratégica. Porto Alegre, p. 15ª Edição, 2011.

TERRY, G. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1993.

WATT, David. Gestão de Eventos em Lazer e Turismo. São Paulo, p. Editora Bookman, 2006.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos