Desafios da Gestão Escolar: Um Estudo de Caso da Escola Pública Senador Nilo Coelho - Dormentes/PE

Autores

  • Raquel Rita Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.
  • Eugenio Reis de Assis Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED
  • Suzana Benedita de Macedo Funchal Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1339

Palavras-chave:

Escola Pública, Desafios de Gestão, Gestão Escolar

Resumo

A administração escolar por muito tempo foi vista apenas como gerenciamento por parte de um diretor, e os demais cumprindo as ordens do mesmo, com a implantação da gestão escolar, surge não apenas a mudança de nomes, mas a mudança de modelo administrativo e busca de melhorias para o ambiente escolar. Diante disto, percebe-se que mesmo com uma base teórica forte que defende o modelo de gestão escolar democrática, participativa, na prática o processo ainda encontra dificuldades para ser estabelecido. Desta forma, objetiva-se conhecer os desafios perante ao modelo e posturas envolvidas e desenvolvidas na gestão pública da escola em questão. Desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica para levantamento de material acerca da temática e pesquisa de campo para contato direto com a realidade da escola estudada. Tal pesquisa caracteriza como qualitativa visando questões qualitativas do fenômeno e como exploratória e descritiva, visando maior familiaridade com a temática e descrição da mesma.

 


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Biografia do Autor

Raquel Rita Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

¹ Graduada em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Contato: [email protected]

Eugenio Reis de Assis, Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED

² Bacharel em Administração pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED

Suzana Benedita de Macedo, Funchal Portugal

³ Mestranda em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica pela Funchal Portugal / UMA.

Contato: [email protected]

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Relato de Caso