Importância do Terceiro Setor como alternativa de Gestão no aparato social

Micheiane Felix de Brito, Maria Natália da Silva Tavares, Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares

Resumo


As instituições sem fins lucrativos que compõem o terceiro setor, têm demonstrado ser uma alternativa para as questões sociais, com resultados visíveis, que visam amenizar os problemas de uma parcela da sociedade mais carente. Infelizmente essas instituições contam com grandes e constantes desafios para se manterem sustentáveis. Essa sustentabilidade se dá na maneira como as entidades administram seus trabalhos buscando soluções essenciais para execução de suas atividades. Esse estudo de cunho qualitativo e bibliográfico propõe a principal afirmação de pesquisa: “ Importância do terceiro Setor como alternativa de gestão no aparato social”. Esse artigo tem como objetivo evidenciar a grande importância desse setor da economia no aparato social, considerando a grande ausência e falha do Estado nas demandas da sociedade. No decorrer da pesquisa, observou-se que o maior desafio enfrentado na gestão dessas instituições para as demandas sociais é a captação de recursos. Assim, verificou-se que uma gestão eficiente, capacitada, dinâmica e proativa, junto a parceria dos setores público e privado, e o reconhecimento da sociedade, possibilitam a continuação e a sustentabilidade das instituições.

 



Palavras-chave


Terceiro Setor, Sociedade, Governo, Mercado, Gestão

Texto completo:

PDF

Referências


ATER no semiárido: um encontro de possibilidades e desafios para o desenvolvimento rural do território de identidade Sertão São Francisco- Bahia. http://www.irpaa.org/modulo/publicacoes/artigos.Acesso em 21 de jun. 2018.

BEZERRA FILHO, João Eudes. Contabilidade Pública: teoria, técnica de elaboração de balanços e questões. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

FISCHER, R. M.; BOSE, M. Tendências para a gestão de pessoas em organizações do terceiro setor. Asamblea Anual Consejo Latinoamericano de Escuelas de Admnistración. Santiago: CLADEA, 2005.

GUIMARÃES, LUCIANO. Finanças na ponta do lápis: entidades do Terceiro Setor que não adotam rigoroso planejamento financeiro – orçamentário corre o risco de se complicar no fechamento da contas. Filantropia, São Paulo, ano 7, n. 34, p. 24-25, 2008.

MALMEGRIN, Maria Leonídia. Gestão Operacional. Florianópolis: Ciências da Administração/UFSC, p. 1-21. 2012. Disponível http://www.moodle2.univasf.edu.br/posgraduacaoead/course/view.php?id=374. Acesso em 07 jun. 2018.

ROSA, Márcio Fernando Elias. Direito administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. (Coleção sinopses jurídicas: v. 19; parte I)

TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. São Paulo: Atlas, 2002.

TENÓRIO, Guilherme Fernando. Um espectro ronda o terceiro setor, o espectro do mercado: ensaios de gestão social. 3ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 192 p.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.pág.105-160.Disponível em http://www. moodlle2.univasf. edu.br/posgraduacaoead/ couse/view.php?id=370. Acesso em 05 out.2017.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1337

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: